Tomate, tomatinho, tomatão!

IMG_8035
Tomate é tudo igual, certo? Errado! Sempre que eu ia ao supermercado na sessão de frutas e legumes, me deparava com uma variedade de tomates que não conhecia quando morava no Brasil. Talvez porque nunca me interessei profundamente pelo assunto, eles deviam passar batido.

A verdade é que nunca parei para pensar qual tipo de tomate servia pra que. Tomate era tomate, pegava mesmo é o que estava na promoção.

Um belo dia decidi pesquisar sobre o ‘assunto’. E resolvi escrever sobre isso. Botanicamente, o tomate é uma fruta. Mas na cozinha, é quase sempre tratado como um vegetal. Dificilmente a gente vê uma sobremesa que leva tomate. A gente usa mesmo em pratos salgados.

Tomates são uma grande fonte de antioxidantes, vitamina C e vitamina A, e ricos em potássio. Alguns estudos têm relacionado o consumo de tomate com redução do risco da doença de Alzheimer e câncer. Quem diria!!!

tiposmaiscomunsdetomate-tile
Fotos by freshpac.com, cookingplanit.com, spud.com, friedas.com, pixshark.com

Os tipos mais comuns de tomate que encontrei por aqui são:

1- Beefsteak Tomato (Eua) ou Tomate Caqui (Br) – é uma variedade de tomate carnudo,de textura densa. Perfeito para sanduiches.

2- Cherry/Grape Tomato (Eua)  ou Tomate Cereja (Br)- usados em saladas e pratos que não precisam de muito líquido. Conhecidos pelo seu sabor adocicado.

3- Roma/Plum Tomato (Eua) ou Tomate Italiano (Br):  muito usados para molhos, pois são bastante suculentos e possuem poucas sementes.

4- Heirloom Tomatoes (Eua)  – são considerados tomates gourmet, e eles tem as cores mais variadas. São os mais caros, alguém duvida? Porque tudo que é gourmet, é mais caro! rs

5- Tomatoes on Vine (Eua) ou Tomate Holandês (Br) – São so tomates que vem em cachos. Bastante utilizados em saladas e pratos quentes.

Agora que você também aprendeu um pouquinho mais sobre tomates, aposto que verá essas frutinhas com outros olhos! 🙂 Confira também nossa receita de molho de tomate caseiro.

separador-de-textoDica:

Tomate que fica guardado na geladeira fica com textura granulada. Opte por armazene seus tomates em lugar fresco e seco. Evite amontoar um tomate em cima do outro, para o peso deles não amassar um ao outro.

Leave a Reply