Experimentando sabores um prato de cada vez!

Molho de Tomate Caseiro

Molho de Tomate Caseiro

Tomate é fruta ou legume? Independente de classificação, molho de tomate está presente em vários pratos, desde uma simples pizza, massas, legumes e até sopas. Sem falar que eu amo tomate de todos os tipos!

Agora, todo mundo sabe que aqueles molhos prontos que são vendidos nos supermercados não são nada saudáveis. São ricos em sal, corantes e glutamato monossódico. É ele que ajuda a realçar o sabor do alimentos processados. (Leia mais)

Então aproveitando que o verão se aproxima por aqui, e também a época da colheita de tomate,  resolvi tentar fazer molho de tomate caseiro pela primeira vez. Depois de ver como é fácil e rápido de preparar, quem sabe vc também não se anima, hein?

Vamos lá… Você vai precisar de:

Molho de Tomate Caseiro
Print
INGREDIENTES
  1. 1 kilo de tomate do tipo italiano (Plum Tomato)
MATERIAIS
  1. Faca
  2. Tábua
  3. Escumadeira
  4. Tigela com água e gelo
  5. Processador de alimentos (ou o bom e velho garfo)
PREPARO
  1. Coloque água em uma panela para ferver.
  2. Enquanto isso, vamos preparando os tomates. Depois de lavá-los, retire os "olhos" dos tomates usando uma faca afiada, e no fundo de cada tomate faça um corte em X (fig. 2).
  3. Coloque os tomates em água fervendo, por uns 30 segundos. Isso mesmo 30 segundos!
  4. Com a ajuda de uma escumadeira retire os tomates da água quente e coloque numa tigela com gelo e água. Deixe descansar por 1 minuto. Você vai notar que a pele do tomate vai começar a se soltar. Logo após o 1 minuto, retire todos os tomates da água gelada. A pele se solta com a maior facilidade, utilizando a ponta dos dedos, você vai retirando as peles rapidamente. (fig. 6).
  5. Depois de todos os tomates descascados, agora é hora de retirar as sementes. Esse passo é importante para não deixar o molho de tomate líquido demais.
  6. Corte os tomates ao meio, e com os dedos retire as sementes. A partir daqui você tem duas opções: amassar os tomates com uma garfo ou com um processador.
  7. Você pode incrementar este molho com temperos, alho, cebola e ervas aromáticas à seu gosto.
DICA
  1. Viu tomate na promoção? Aproveita! Essa receita dá para congelar. Porque tem dias que a gente quer fazer uma comidinha rápida, sem sujar muita louça, mas também não quer abrir mão do sabor caseiro, né?! Daí quando precisar é só descongelar o molho!
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Se vc ainda não viu, vale a pena conferir também nosso post para aprender mais sobre os diferentes Tipos de Tomates.


Related Posts

Burguer de Lentilhas com Cogumelos

Burguer de Lentilhas com Cogumelos

Olá segunda-feira chuvosa! Por aqui quase não chove, mas quando chove é motivo de alegria, e fotos da chuva enchem as redes sociais dos meus amigos. Definitivamente o dia começa “feliz”!  😉 A receita de hoje foi inspirada em uma conversa com uma amiga. Ela […]

Abóbora Espaguete Recheada

Abóbora Espaguete Recheada

Uma das melhores coisas sobre abóbora espaguete, ou spaghetti squash como a gente conhece aqui: é baixa em carboidratos. Definitivamente mais baixo em carbs do que o macarrão, servindo como um excelente substituto pra ele. E a gente adora comida low carb!  É também um vegetal super […]



4 thoughts on “Molho de Tomate Caseiro”

    • Oi Iris,
      Coloque os tomates quem água fervente por 30 segundos, depois transfira-os para a água gelada por 1 minuto. Pra fazer o molho, eu bato rapidamente os tomates no processador, acrescento os temperos e ervas que mais gosto e deixo ferver por uns 3 minutos. Gosto do meu molho chunky, mas se vc prefere o molho mais homogeneo, é só deixe cozinhando por mais tempo (15 min ou mais) 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *