Experimentando sabores um prato de cada vez!

Bolo de Fubá e Milho

Bolo de Fubá e Milho

Não sou mineira, mas sou filha de mineiros…e para um típico conterrâneo, o bolo de fubá é uma das receitas oficiais desta terra. Meu pai vem de uma cidadezinha maravilhosa chamada Serrania, no sul de Minas Gerais. Lá existem várias fazendas, chácaras e pequenos sítios que possuem moinho para fazer aquele fubá tradicional…bem fininho, fininnn…(como eles dizem, hehe).

Lá nesta mesma cidade, moram as minhas tias queridas que tenho muita saudade, e a maioria delas são quitandeiras de mão cheia…ah! como gostaria de um dia fazer receitas como elas. Só de lembrar me teletransporto à sua cozinha de onde aquele aroma perfumado transbordava. Aqui de longe, a minha mente viaja para lá e tento me deliciar recordando suas gostosuras.

Um desses quitutes famosos é o bolo de fubá. Aquele da roça, moreninho de lata toda manchada pelo tempo…que delícia!

Este bolo para mim é mais uma receita de comfort food, isto é, que nos faz recordar da infãncia e nos conforta. Mas, para todas as mamães que me cobraram receitas práticas e rápidas, pela correria do dia a dia, eis que surge esta receita de bolo de fubá modernizado.

Achei esta receita no mundo virtual. Quando faço minhas pesquisas,  eu sempre vou nas imagens para ver a textura final dos bolos e a que mais me agradar o olhar, eu faço. E foi assim que esta receita foi selecionada. Por isso, compartilho esta receita do TudoGostoso, deliciosa e rápida do bolo de milho e fubá. Fofo, úmido e saboroso!

Vamos lá amigos?

Bolo de Fubá e Milho

11

Tempo de Total: 50 minutes

Rendimento: 1 bolo

Serve: 8 pessoas

Bolo de Fubá e Milho

Ingredientes

  • 1 lata de milho com a água
  • 4 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 1 pitada de sal
  • 9 colheres de fubá
  • 2 xícaras de açúcar (eu diminui para 1 e 1/2 xícaras, para ficar menos doce)
  • 1 colher de fermento em pó

Modo de Preparo

  1. Bata os ovos e o açúcar no liquidificador.
  2. Adicione o restante dos ingredientes, menos o fermento, bata bem e depois adicione o fermento por último e mais uma vez misture.
  3. Transporte a massa para uma forma untada e asse num forno pré aquecido a 180C ou 350F por 30 minutos ou até dourar.
http://frigideirasmagicas.com/2015/05/bolo-de-fuba-e-milho/

Podem fazer mamães e todos os que não tem muito tempo. 🙂

Um abraço e até a próxima gostosura!


Related Posts

Bolo de Banana com Nozes do Starbucks

Bolo de Banana com Nozes do Starbucks

Para quem me conhece um pouco, sabe que amo fazer bolos. Aqui em casa é regra: toda semana tem bolo fresquinho para acompanhar meus cafés (que minha nutricionista não leia isso :)). Entretanto, na maioria das vezes adiciono fruta aos bolos.  Gosto do sabor adicionado e também […]

Bolo de Iogurte

Bolo de Iogurte

Visita surpresa!! E agora? Sabe quando uma amiga liga falando que vem te visitar, mas você não tem nada para servir em casa e não está com a mínima vontade de correr no supermercado para comprar algo pronto, gostoso e caseiro para servir? Bom, isto […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *