Experimentando sabores um prato de cada vez!

Nhoque de Ricota

Nhoque de Ricota

A receita de hoje tem cara e gostinho de almoço de domingo com a família reunida em torno na mesa!

A receita tradicional de nhoque mais popular é a de batata. Mas dá pra fazer diferentes variações de nhoque. Tem nhoque de batata, nhoque de batata doce, nhoque de abóbora, nhoque de batata roxa, nhoque de madioquinha,  nhoque de beterraba, nhoque de ricota, e por aí vai… São tantas opções!

O nhoque de hoje é de ricota! Comi essa delícia pela primeira vez na casa de uma amiga querida, a Tania Brasil. Cozinheira de mão cheia, e sempre generosa comigo, aprendi muitas coisas com ela. Por isso, o post de hoje é em homenagem a ela.

Descobri que exixte até uma simpatia do nhoque? Você sabia? Pois é, existe!

Diz a lenda que São Pantaleão, um santo católico que viveu no século IV, em um certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava pelas ruas de um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e simples. Eles não tinham muita comida, mas mesmo assim, eles não se importaram em dividir o sua refeição, que era o nhoque, com o andarilho faminto. Feita a divisão, coube a cada um 7 massinhas de nhoque. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida da família e foi embora. Quando eles foram recolher os pratos da mesa, descobriram que embaixo de cada um havia uma quantida de dinheiro. A partir de então, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte. A simpatia pede para colocar dinheiro debaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos de nhoque de pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.

Então vamos aprender essa receita, que segundo meu marido, derrete na boca de tão levinha.

gnocchi4

A receita é do Geoffrey Zakarian (site em inglês), outro chef famoso daqui dos EUA. Mas eu não fiz o molho que ele sugere na receita dele. Estava com vontade de comer um molho branco. Dai fui a caça da receita de molho Alfredo,  a moça do DamnDelicious (site em inglês) garante que é a mesma receita do restaurante Olive Garden . Se é mesmo, não tenho certeza, já que eu quase não vou lá. Mas garanto que é gostoso! Eu ainda adicionei espinafre que eu adoro, e assim eu adiciono mais nutrientes nesse prato.

Outra vantagem desse nhoque  é que você pode congelá-l  cru por até 2 semanas. Maravilha né? Dai é só tirar, cozinhar e usar seu molho preferido.

Nhoque de Ricota

Tempo de Total: 30 minutes

Serve: 2 pessoas

Nhoque de Ricota

Ingredientes

    Nhoque:
  • 1 copo de ricota (usei a ricota caseira)
  • 1/4 copo queijo de parmesão ralado
  • 1 1/4 colher se sopa de azeite de oliva
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 ovo ( temperatura ambiente)
  • Sal à gosto
  • Molho:
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1/2 xícara de leite integral
  • 1/3 xícara de parmesão ralado fresco
  • 1 gema de ovo grande, batido
  • 1 copo de espinafre fresco picado
  • Sal e pimenta do reino moída à gosto

Modo de Preparo

  1. Em um bowl, misture a ricota, parmesão, azeite, ovos e sal. Adicione a farinha de trigo aos poucos, até incorporar bem. Essa é a textura da massa:
  2. Dentro do mesmo bowl, eu dividi a massa em 4 partes.
  3. Coloque 1 parte da massa sobre a superfície enfarinhada, e enrole com as mãos até formar um cilindro de uns 2 dedos. Corte em pequenos pedaços para formar o nhoque.
  4. Vá colocando o nhoque em uma assadeira forrada com papel manteiga e polvilhada com farinha de trigo, isso vai evitar que eles grudem.
  5. Repita o mesmo processo com as outras porções da massa que ficaram no bowl.
  6. Cozinhe o nhoque em água fervente com uma pitada de sal Ele estará cozido quando ele flutuar na água. Por volta de 2 minutos.
  7. Molho:
  8. Agora é hora de preparar o molho.
  9. Misture a manteiga, alho, creme de leite e leite em uma panela em fogo médio. Depois que ferver, retire do fogo e misture o queijo parmesão, gema de ovo, espinafre, sal e pimenta preta, mexendo constantemente.
  10. Eu decidi levar ao fogo por mais uns 2 minutos, não queria arriscar comer gema crua. 😉
  11. Se achar que o molho ficou muito grosso, adicione um pouco mais leite.
  12. Misture o molho no nhoque delicadamente (para nao desmanchar o nhoque);
  13. Sirva imediatamente.
http://frigideirasmagicas.com/2015/05/nhoque-de-ricota/

Se você fez e gostou, vem aqui contar pra gente!
Happy cooking!  E até a próxima. 😉


Related Posts

Tagliatelle Caseiro com  Ragu à Bolonhesa

Tagliatelle Caseiro com Ragu à Bolonhesa

Hoje o post é dose dupla. A Ciça já comentou aqui que estamos fazendo um curso de culinária. Estamos aprendendo várias receitas novas, e já começamos a dividi-las aqui com vocês. Hoje vou ensinar uma receita de massa de macarrão caseira e molho caseiro que aprendi nesse […]

Abóbora Espaguete com Camarão ao Alho

Abóbora Espaguete com Camarão ao Alho

Sabe uma coisa que eu não consigo entender? Como pode ter gente que não gosta de camarão!  😆  E você ai, você gosta? Eu amo! É… a receita de hoje é com camarão.  Essa semana fez um calor de arrebentar coquinho, e eu fico super […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *