Lombo ao Molho Cremoso de Cogumelos

Sempre tive certa dificuldade para assar carnes, elas ficavam secas demais e no outro dia não conseguíamos comer, pois virava uma sola. Entretanto, este problema foi solucionado quando recebi a visita de minha mãe ano passado e tive o privilégio de tê-la em minha cozinha… dentre tantos quitutes que ela fez, um deles foi a tal carne assada (mas descobri que a tal carne assada na verdade era cozida na panela) que ela fez em forno brando, somente pingando água (como ela mesma diz).

Ela repete este procedimento com qualquer carne, por isso depois que aprendi este segredo nunca mais coloquei nenhuma carne no forno. Já o molho que adicionei foi criação minha, já que amo cogumelos ao molho cremoso. Pesquisando depois, vi que não fui a primeira a combinar estes dois ítens que se misturam perfeitamente.

A receita do molho de cogumelos foi baseada neste site e a única diferença foi que ao invés de sour cream eu usei creme de leite ou heavy cream.

Vamos conferir?

Lombo ao Molho de Cogumelos

Tempo de Total: 1 hour, 30 minutes

Rendimento: 1 pirex grande

Serve: 8 pessoas

Lombo ao Molho de Cogumelos

Ingredientes

  • 1 kg de lombo de porco
  • 6 dentes de algo amassados
  • 1 cebola grande picada
  • suco de 1 limão
  • 3 colheres de óleo ou azeite
  • sal à gosto
  • pimenta à gosto
  • 1 xicara de cogumelos picados
  • 1/2 cebola picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 colher de manteiga
  • 1 lata de creme de leite
  • salsinha picada à gosto

Modo de Preparo

  1. Tempere o lombo com a cebola, alho, óleo, sal, pimenta e limão. Faça uns furos com uma faca e espalhe a mistura massageando a carne. Deixe marinando por 30 minutos e se tiver tempo deixe-a com os temperos num saquinho zip na geladeira durante a noite toda.
  2. Leve ao fogo alto uma panela grande e pingue um pouco de azeite ou oleo. Quando a panela estiver quente coloque a carne e sele todos os lados. Abaixe o fogo para temperatura média e tampe a panela. A carne vai soltar agua. Esta agua vai cozinhando a carne aos poucos. Quando a agua secar, vá pingando agua aos poucos. (a quantidade é apenas para forrar o fundo). A carne ficara cozida entre 40 a 60 minutos. Vai depender da espessura dela. Vá virando de tempo em tempo, para não queimar apenas um lado.
  3. Numa panela a parte, refogue o alho e a cebola na manteiga. Depois junte os cogumelos e deixe cozinhando por alguns minutos até que eles murchem e soltem uma aguinha marrom. Depois adicione o creme de leite e misture até reduzir um pouco. Corrija o sal e termine adicionando a salsa picada.
  4. Transfira a carne da panela para uma travessa e depois esparrame o molho por cima.
http://frigideirasmagicas.com/2015/08/lombo-ao-molho-cremoso-de-cogumelos/

Eu deixei a carne temperando de um dia para o outro para pegar mais o sabor dos temperos. Entretanto, se você não tiver muito tempo na hora, deixe marinando por uns 20 a 30 minutos. E se não tiver tempo algum jogue tudo na panela.  O cogumelo que usei foi o portobello, mas se não encontrá-lo pode utilizar o que tiver disponível no mercado.

Esta receita acompanha bem um arroz temperado e/ ou batatas gratinadas. No caso, eu fiz tanto o arroz temperado com cenoura e ervas e a batata para acompanhá-la, foi overdose de carboidrato, hehe. Mas, fica a seu critério.

Enjoy, e até semana que vem !!!

Leave a Reply