Bolinhos de Abóbora Esparguete

Me considero jovem e antenada, mas pelo fato de ter passado a infância e maior parte da adolescência sem ter contato com smartphone, tablets, aplicativos, redes sociais e etc, posso dizer que possuo raízes arcaicas ou clássicas (como preferirem), pois sinto falta hoje em dia de maior contato humano e bate papo real. Lembro muito bem quando passava as férias no interior de Minas e as tias, avós, primos e amigos sentavam na beira da calçada para papear e ver o movimento da rua. Quando passava o vizinho da rua de baixo, ou a moça que trabalha na venda da esquina sempre surgia aquela proza boa. Outra memória doce e viva que tenho é de meu avô que contava altos “causos” de cada transeunte que cruzava sua frente.

Fazendo uma ligação desta época com nosso blog:  sinto também muita falta dos famosos cadernos de culinária. Minha mãe tinha e ainda tem vários livros, muitos recortes de embalagens e também revistas que assinava com diversas receitas. Cada papel amarelado pelo tempo continha uma receita com letras diferentes, e poderiamos reconhecer quem deu a mesma pela caligrafia. Era tão bom quando você ia na casa do parente e saboreava um belo almoço ou café e falava: – Você pode me arrumar uma folha de papel? E aí começava a coleção.

Mas nem tudo tem seu lado ruim e só nostalgia. A internet nos trouxe a rapidez, a possibilidade de falar com quem está longe. Entretanto, para uma boa saúde mental o  contato real deve ser mantido e  os livros de receita também 🙂 Portanto, sinta-se a vontade para pegar o papel, a caneta e anotar esta receita…rs

Todo este papo para introduzir a receita que recebi de minha querida amiga Izabel que desta vez foi via whatsapp (este aplicativo é tão prático que ela cozinhava e mandava as fotos em momento real) para nosso grupo de amigas. Izabel tem um senso de humor que é só seu e sempre tem um linguajar diferenciado: perspicaz e inteligente. Sorte nossa que a temos como amiga, pois estar ao seu lado é um imenso prazer! Admiro sua força de vontade que é exemplo para todas nós, pois aboliu o doce e leva esta regra em todos os momentos – e em todos os cafés regados de muito bolo. Segue um estilo de vida saudável e muito feliz está disposta a continuar.

Neste dia, ela estava fazendo uns bolinhos com abóbora esparguete, alho poró, couve e parmesão. Mas você pode variar a receita acrescentando bacon ou cogumelos.

Bolinhos de Spaghetti de Abóbora Assado

Tempo de Total: 1 hour

Rendimento: 16 bolinhos

Serve: 4 pessoas

Bolinhos de Spaghetti de Abóbora Assado

Ingredientes

  • 3 xícaras de abóbora esparguete cozidas e desfiadas
  • 2 ovos
  • 1/3 de xícara de farinha de trigo ou de aveia
  • 1 xícara de alho poró picado
  • 1 xícara de couve picada
  • alho moído à gosto
  • 1/2 xícara de parmesão ralado
  • sal à gosto
  • salsa e cebolinha picadas à gosto
  • 2 colheres de azeite ou óleo

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 425 graus Fahrenheit.
  2. Corte a abóbora ao meio, retire as sementes e as fibras de cada metade. Unte uma forma com óleo e coloque a abóbora no lado do corte para baixo.
  3. Leve ao forno por cerca de 30-40 minutos. Remova do forno quando estiver cozida e macia, e deixe esfriar. Virar a abóbora para que o lado do corte esteja voltado para cima - que irá acelerar o resfriamento. Depois fria, raspe a polpa com um garfo para remover a carne em fios longos e transfira para uma tigela. Deixe esfriar.
  4. Importante: Torça o espaguete squash envolvendo partes dele em toalhas de papel e apertando forte com as mãos em cima da pia.Aperte bastante para remover o líquido.
  5. Cozinhado desta maneira, pode ser refrigerado durante 5 dias. Prefira cozinhar e leve a geladeira 2 dias antes de fazer os bolinhos, pois permite drenar todo líquido.
  6. Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata 2 ovos em velocidade alta por 1-2 minutos. Adicione a farinha e continue batendo por cerca de 30 segundos para combinar. Para a mesma tigela, adicione espaguete squash, e todos os outros ingedientes. Prove e ajuste o tempero, se necessário.
  7. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto até ficar bem quente. Só então adicione o azeite. Leve os bolinhos na frigideira utilizando a medida de 1 colher. Ou se preferir unte uma forma e leve para assar por 30 minutos. Cozinhe até que o lado inferior de cada um estiver dourado, cerca de 1-2 minutos. Reduza o fogo para médio. Usando uma espátula, vire bolinhos para o lado oposto, e deixe cozinhar mais 1-2 minutos.
http://frigideirasmagicas.com/2015/09/bolinhos-de-abobora-esparguete/

E aí, gostaram? Fica uma delícia. Tentei fazer aqui em casa e todos aprovaram. Até o baixinho Tony se deliciou!

Qualquer dúvida, deixe seu recado abaixo. ATÉ mais 🙂

 

Leave a Reply