Bolo de Coco Funcional

A minha sogra está chegando amanhã e já estou a todo vapor na cozinha. Como estou na era sem glúten e sem lactose, isto é, mais funcional e saudável, resolvi fazer receitas novas. Ela vai se surpreender, pois da última vez que veio ainda não estava tão light. Mas de vez em quando, confesso, ainda dou minhas escapadinhas, como qualquer mortal.

Entretanto, para minha sorte é que meu marido e filho estão adorando esta minha adaptação mais  funcional e estão me apoiando bastante. 🙂

Esta receita se faz com tudo de coco, menos o ovo e o fermento. Fontes de muitas fibras, você poderá comer sem culpa pois é pura saúde. Mas claro, 1 fatia por dia.

A principal característica desta farinha é que mistura fibras com gorduras. Apesar da gordura do coco ser saturada, ou seja, não tão amiga da nossa saúde, grande percentual dela é composta pelas triglicérides de cadeia média (TCM), que são metabolizadas direto no fígado, se tornando energia mais rapidamente, não se acumulando depois no tecido adiposo.  Resumindo, esta gordura vira energia e não gordura.

Outra vantagem nutricional da farinha, que a faz ganhar do óleo de coco, por exemplo, é sua quantidade de fibras. Estima-se que podemos encontrar 2,5 gramas delas a cada colher de sopa da farinha (10 g). Isso equivale a 10% do que precisamos consumir ao dia.  Além de tudo, ela não contém glúten, sendo bem indicada para celíacos, substituindo a farinha de trigo em algumas preparações.

Bolo de Coco Funcional

Tempo de Total: 50 minutes

Rendimento: 1 bolo

Serve: 8 pessoas

Bolo de Coco Funcional

Ingredientes

  • 1 copo de açúcar de coco
  • 1/2 copo de óleo de coco
  • 2 copos de farinha de coco
  • 4 ovos
  • 1 colher de fermento em pó
  • 200 ml de leite de coco
  • Coco ralado fresco para confeitar à gosto

Modo de Preparo

  1. Bata as claras em neve e reserve
  2. Num recipiente separado, bata as gemas, o açucar, o óleo e o leite.
  3. Adicione a farinha e depois o fermento.
  4. Por ultimo misture as claras em neve, delicadamente.
  5. Asse em forno aquecido por 180 C ou 350F por 30 minutos em media, ou até que fique moreninho.
  6. Depois de frio, desenforme e salpique o coco por cima.
http://frigideirasmagicas.com/2015/10/bolo-de-coco-funcional/

Espero que façam pois é maravilhoso!!! Dê preferência para o coco ralado fresco para decorar. Se tiver aquele seco, prefira sem açúcar adicione um pouco de óleo e água para hidratar.

Bom apetite e até a próxima gostosura!

Leave a Reply