Experimentando sabores um prato de cada vez!

Hummus Caseiro

Hummus Caseiro

A receita de hoje é uma delícia que vem lá das Arábias! Além de super magrinha, ela fica pronta em menos de 5 minutos, porque é só colocar todos os ingredientes no liquidificador ou processador e bater bem.  O hummus é uma simples pasta de grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim). É também um alimento bastante nutritivo com uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro.

Uma das vantagens desse prato é que a partir do hummus básico você pode adicionar vários sabores diferentes. Assim evita de ficar enjoada de comer ele sempre igual. A receita eu aprendi aqui

Na receita eu uso grão-de-bico enlatado só porque é mais prático. Se preferir não usar enlatado, basta cozinhar o grão de bico na panela de pressão por 40 minutos. Caso não ache tahine, acrescente sementes de gergelim, oléo de gergelim ou então aumente a quantidade de azeite.

O  hummus é uma excelente opção pra o lanche da tarde, acompanhado de pão pita (eu prefiro o integral). Em saladas substituindo a maionese, ou como tira-gosto, servido com palitos de cenoura crua, aipo, pepino ou pimentão vermelho.

Hummus Caseiro

Hummus Caseiro

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de tahini (pasta de gergelim)
  • 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho médio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 lata de grão de bico já cozida (430 gramas) (água escorrida)
  • 1/4 xícara de pine nuts torrado
  • 1/4 xícara de água morna
  • Salsinha, azeite, alho desidratado para decorar (opcional)

Modo de Preparo

  1. Em um liquidificador ou processador de alimentos, adicione todos os ingredientes até a mistura ficar homogênea. Adicione mais água morna se achar que o hummus está muito grosso.
  2. Despeje em uma tigela e regue uma pequena quantidade de azeite por cima. Polvilhe com salsa e alho desidratado, se desejar.
  3. Se não for servir na hora, guarde na geladeira até a momento de servir.
http://frigideirasmagicas.com/2015/10/hummus-caseiro/

Espero que tenha gostado. Boa quarta-feira pra você! 😉



2 thoughts on “Hummus Caseiro”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *