Quibe de Quinoa

Já postei aqui anteriormente, uma receita do quibe tradicional, que leva o trigo. Esta é uma variação mais saudável, já que o grão de quinoa é rica em proteínas,  ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do  colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio. Lembrando que o cálcio sozinho não serve para nada, portanto vamos tomar o nosso sol de cada dia pelo menos 15 minutos sem protetor no horário permitido.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para os celíacos, já que não contém glúten.

Esta idéia saudável foi dada por uma colega da ginástica. Não tive oportunidade de pedir a receita, mas fiz uma busca online e achei uma ótima. Portanto estou compartilhando esta delícia para vocês do Blog da Mimi.

Quibe de Quinoa

Tempo de Total: 1 hour

Rendimento: 1 travessa

Serve: 7 pessoas

Quibe de Quinoa

Ingredientes

  • 1/3 xic chá de quinoa em grãos crua
  • 1 xic chá de agua
  • 400g de carne moída magra
  • 1/2 cebola média
  • hortelã
  • Sal e pimenta síria ou do reino

Modo de Preparo

  1. Processe a cebola e a hortelã até formar uma pastinha. Eu uso bastante hortelã para dar aquele sabor especial. Se você não tem processador, pode picar tudo bem bonitinho que dá no mesmo.
  2. Enquanto isso, coloque a quinoa para cozinhar junto com 1 xícara de chá de água por 15 min.
  3. Coloque a quinoa, a mistura de cebola e hortelã e a carne moída em um recipiente e tempere à gosto.
  4. O quibe cozinha rápido, então asse em forno alto (200 C ou 400F). Ele vai soltar uma água por causa da quinoa e demais ingredientes. Eu retirei a água da travessa na metade do cozimento.
  5. Em cerca de 25 minutos está pronto.
http://frigideirasmagicas.com/2015/10/quibe-de-quinoa/

Lembrando de deixar a quinoa de molho de 8 a 12 horas, o que deve se fazer com todos os grão que germinam. Se quiser saber mais informações do porque deixar de molho, veja o que esta nutricionista orienta.

Tenho certeza que não vai se arrepender, todos gostaram aqui em casa.

Até a proxima!!

Leave a Reply