Trufas de Tâmaras

Bom, acho que este blog logo mudará o nome para frigideiras magras, ou frigideiras esbeltas. Alguma sugestão? Talvez uma nova aba para receitas fit. Esta transformação é fantástica, pois não precisamos deixar de cozinhar, testar receitas gostosas, sem sair da linha. Afinal, saúde é principalmente ligada ao alimento. A doença e a cura estão neles. Estudos mostram que as pessoas que cozinham são menos propícias a apresentar doenças metabólicas e câncer. Entretanto, quando se consome mais industrializados, alimentos prontos e rápidos (mal da vida moderna que não se tem tempo para nada) há grandes chances de aparecer vários males.

Por isso, me sinto privilegiada de ter tempo e gostar de cozinhar. É a maior herança que se pode deixar para sua família e você transmite o seu amor quando se preocupa com a saúde e bem estar de todos e faz o máximo para trabalhar em cima disso. Este bem não se troca, a qualidade de vida que se tem com bons hábitos alimentares reflete em vários benefícios para sua vida.

Numa tarde destas, fuçando na web a fim de um docinho saudável, encontrei um site muito fofo que é a Revista Donna onde encontrei não só esta receita, mas diversas dicas de bem estar, decoração, beleza, etc. Este docinho é muito saudável pois não tem açúcar. Entretanto, vale destacar que em meio aos benefícios da tâmara para a boa forma e saúde, a fruta pode oferecer alto teor de açúcar, em média 66,5 gramas por 100 gramas, o que agiria negativamente sobre a saúde, se consumida excessivamente.

A tamara é rica em fibras, Potássio e Cobre, vitaminas, tais como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina A, K, e ainda possui propriedade altamente energética. É sempre conveniente entendermos melhor sobre as contribuições e para que serve cada alimento. SE quiser saber mais sobre os benefícios da tâmara, de uma olhada neste site: Mundo Boa Forma.

Fantástico não? Vamos aprender?

TRUFAS DE TÂMARAS
Yields 24
Print
INGREDIENTES
  1. 2 xícaras de tâmaras sem caroço
  2. 1 xícara de nozes, castanhas ou amêndoas
  3. 4 colheres (sopa) de cacau
  4. 2 colher (sopa) rasa de óleo de coco
  5. Opcionais: baunilha, canela, licor à gosto
PREPARO
  1. Em um recipiente, coloque as tâmaras, cubra com água morna e deixe hidratar por 30 minutos.
  2. No processador, coloque as nozes ou a oleaginosa selecionada, o cacau, o óleo de coco, a chia, as tâmaras escorridas e, se for o caso, os ingredientes opcionais. Bata até obter uma farofa uniforme.
  3. Modele uma trufa. Se ela estiver muito quebradiça, adicione uma colher de água. Depois de modelar todas as trufas, passe no ingrediente escolhido para finalizar e sirva.
  4. Para finalizar você pode usar coco ralado, farinha de amêndoas, de castanha, cacau, chia e outros.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

A receita original rende 12 trufas, mas já coloquei com a receita dobrada pois tinha um evento com as amigas e precisaria de mais. SE caso quiser menos é só reduzir os ingredientes pela metade.

Fica divino e pode comer sem culpa, mas não se esqueça do equilíbrio sempre. Até a próxima comidinha!

 

 

Leave a Reply