Bolo de Amêndoas, Laranja e Canela

Adoro amêndoas. E uma maneira fácil de substituir qualquer farinha é batê-las no processador e pronto, você terá uma farinha nutritiva e cheia de vitaminas. Seu teor mineral inclui o cálcio (tão necessário para a formação e mantimento dos dentes e ossos), magnésio, potássio, cobre, fósforo e zinco.

Além disso, a cada 100 g contém 560 mg de fósforo, oferecendo grandes benefícios para o desenvolvimento do cérebro, induzindo a um alto rendimento intelectual. Seu consumo frequente ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol “ruim” ou LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” ou HDL.  Ela também desempenha um papel importante na prevenção de doenças coronárias e câncer.

Esses frutos também são capazes de ajudar na redução do nível de açúcar no sangue e facilitam o trânsito intestinal, evitando assim a prisão de ventre. Viu só quantos benefícios?

Prepare este bolo leve e delicioso,  que não traz tanta culpa depois. Esse bolo de laranja, amêndoa e canela é ótimo e é uma receita sem glúten e sem lactose, para não ter crise de inflamação no organismo.

Bolo de amêndoas e laranja

Tempo de Total: 50 minutes

Rendimento: 1 bolo

Serve: 8 pessoas

Bolo de amêndoas e laranja

Ingredientes

  • 8 ovos caipiras
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara ou mascavo
  • 1 ¾ de xícara (chá) de farinha de amêndoas (200g)
  • raspas de 2 laranjas grandes
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • manteiga e fécula de batata para untar e polvilhar a forma

Modo de Preparo

  1. Unte uma fôrma redonda média, de preferência com aro removível (sem furo no meio). Pré aqueça o forno a 180 oC ou 350 F.
  2. Separe as gemas das claras. Coloque as claras na tigela grande da batedeira, e as gemas em outra tigela grande, onde caibam todos os ingredientes.
  3. Junte o açúcar, a canela e as raspas de laranja às gemas e misture muito bem com uma colher ou com um batedor de arame. Por último, misture a farinha de amêndoas.
  4. Na batedeira, bata as claras em neve, até que fiquem firmes. Retire e misture apenas 1/3 delas às gemas. Com uma colher, mexa bem. Junte o restante das claras e incorpore com uma espátula. Faça movimentos circulares, de baixo para cima, delicadamente, mas sem demora. O bolo não leva fermento, então, será justamente o ar das claras em neve que dará leveza à massa. Não queremos tirar todo o ar delas, mexendo rapidamente a mistura!
  5. Transfira a massa do bolo para a forma preparada e leve ao forno para assar por 30 a 40 minutos (cada forno é um forno). Use o truque do palito para saber se a massa já está assada.
  6. Retire do forno e espere esfriar, antes de desenformar. Depois de uns 10 minutos, passe uma faca redonda na lateral, entre a forma de o bolo, e abra o aro. Mas ainda não retire o bolo do fundo da forma. (Caso você tenha feito numa forma comum, espere ele esfriar bem antes de virar, a massa é delicada e pode quebrar.)
http://frigideirasmagicas.com/2015/11/bolo-de-amendoas-laranja-e-canela/

 

ESpero que tenham gostado. Happy cooking! 🙂

Leave a Reply