Risoto de Salmão Defumado

I’m baaaaaack! 😛

Já fazia um tempão que eu não escrevia aqui no blog. Meu final de ano foi uma loucura.. mudança de casa, visita da família,  festas de final de ano.  Sem tempo pra mais nada, fui ‘forçada’ a sumir um pouquinho do blog.

Agora que a vida já tá mais em ordem, meu 2016 só tá começando pra valer agora, rs. Sem mais enrolação.. Vamos que vamos, porque tem muita receita bacana pra mostrar aqui.

A receita de hoje foi inspirada em uma visita que eu fiz à uma vinícola em Napa Valley, CA. O Castello di Amorosa é lindo e os vinhos que eles produzem, uma delícia! Quem não conhece vale a pena ir lá visitar.

O dia estava chuvoso e frio, mas rendeu uma tarde gostosa com pessoas queridas, e ainda inspirou a receita de hoje. Pra quem não sabe o esquema nas vinícolas, eles oferecem um tasting dos vinhos que eles produzem, e para cada tipo de vinho uma breve explicação sobre ele e também algumas sugestões de comida para acompanhar cada um deles. Bacana né?

CDA-turma

Entre os vinhos que experimentamos, o PINOT NOIR Il Rubino foi o vencedor unamine, e uma das comidas sugeridas para acompanhar esse vinho foi o Risoto de Salmão Defumado. Não deu pra providenciar o risoto ali na hora, mas no final do dia, compramos uma garrafa desse vinho bom, e é claro que já reservei o dia seguinte pra fazer o tal do risoto e tirar a prova se eles fazem mesmo uma combinação boa.

A receita original veio daqui (site em inglês) e essa eu segui ela a risca! 😉 Vamos lá?

Risoto de Salmão Defumado

25 minutes

Serve: 4 pessoas

Risoto de Salmão Defumado

Ingredientes

  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 350g de arroz Arborio
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 litro e ½ de caldo de legumes
  • Pacote de 170g de salmão fumado picado (reserve um pouco para decorar)
  • 85g de queijo mascarpone (ou cream cheese)
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • Raspas de 1 limão ralado + suco (usei o limão amarelo)
  • Pimenta do reino moída & Sal à gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma panela média, refogue a cebola no azeite por 3 minutos. Adicione o arroz e alho, em seguida, cozinhe por 2 minutos, mexendo continuamente.
  2. Despeje 1/3 do caldo de legumes, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo baixo de 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente, até que o caldo tenha sido absorvido, mas nao seco totalmente.
  3. Em seguida, adicione metade do resto do caldo de legumes e continue a cozinhar, mexendo um pouco mais freqüentemente, até que tenha sido absorvido.
  4. Despeje na última parte do caldo de legumes, mexa ocasionalmente. Cozinhe em fogo baixo até ficar o arroz ficar macio e bem cremoso.
  5. Tire do fogo e acrescente o salmão, queijo mascarpone, salsinha e as raspas de limão. Deixe descansar por uns 5 minutos. Adicione um pouco de suco de limão, se achar necessário.
  6. Decore o risoto com salmão reservado e raspas de limão.
http://frigideirasmagicas.com/2016/01/risoto-de-salmao-defumado/

Espero que tenha gostado, e que essa receita tenha aguçado seu apetite!

Até a próxima & happy cooking! 

Leave a Reply