Falafel | Bolinhas de Grão de Bico

 CUIDADO: essa receita é altamente viciante! Quando percebi já tinha devorado 3! 😀

Aprendi a fazer falafel nesse blogMas o que é  falafel? 

Segundo o Wikipedia:”Falafel é prato originário do Oriente Médio. Consiste em bolinhos (ou burguers) fritos feita a partir de grão de bico de terra e/ou favas moídos e misturados com diversos condimentos. Falafel é normalmente servido em pão pita, hummus e salada de alface, pepino e tomate (…) Falafel, também é muitas vezes considerado um prato nacional de Israel. No Egito afirmam-se que esse prato era feito como um substituto para a carne durante a Quaresma (…) Atulamente, esse prato, é muito consumido por vegetarianos em todo o mundo.”

Já falamos aqui no blog sobre os nutrientes do grão-de-bico. Se você perdeu, vale a pena conferir aqui e aqui.

Eu adoro o gostinho do falafel, sem falar no crocante dele! Sempre quis aprender a fazer eles em casa, mas como não dá pra comer alimentos fritos, então resolvi tentar fazer essa receita sem fritar. Na versão assada, fiz bolinhas e usei uma forma de mini cupcake, untei com um pouco de oléo só para evitar que eles grudassem. Fui virando as bolinhas para que elas ficassem douradas por igual.

falafel2

Ou na versão grelhada. Fiz em formato de mini burguer, um pouco maior do que as bolinhas. Usei uma frigideira de ferro e passei também o oléo em spray também pra que eles não grudassem no fundo da panela.

falafel1

As duas versões ficaram um delícia! Então você escolhe o que achar mais prático pra você.

Nota: Essa não é uma receita que fica pronta de uma hora pra outra. Ela pede grãos-de-bico secos e eles precisam ficar de molho por pelo menos 24 horas. Por isso é bom planejar essa receita com tempo. Vamos conferir o preparo?

Falafel

Serve: 6-8 pessoas

Falafel

Ingredientes

  • 2 xícaras de grão de bico secos
  • 1 colher de chá cominho moído
  • 1 colher de chá de semente de coentro moída
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cebola amarela pequena, descascadas e picada
  • 1 xícara de folhas de coentro fresco
  • 1 xícara de folhas de salsa fresca
  • Raspas de 1 limão
  • 1/4 colher de chá de pimenta de caiena
  • 1 ½ colheres de chá de sal kosher, ou normal
  • 1/2 colher de chá de pimenta preta moída

Modo de Preparo

  1. .Coloque o grão-de-bico em uma tigela grande e cubra com água (deixe pelo menos 2 dedos de água a mais). Cubra a tigela com filme plástico e deixe de molho por pelo menos 24 horas. Depois desse tempo de molho, escorra qualquer excesso de água.
  2. Bata o grão de bico e todos dos demais ingredientes em um processador de alimentos até que tudo fiquei moído.
  3. A mistura deve estar seca e bem moída, caso contrário eles poderão desmanchar durante o cozimento.
  4. Enrole no formato desejado (bolinhas ou mini burguers). Eu usei uma colher pequena de sorvete para que eles ficassem todos do mesmo tamanho.
  5. Unte o fundo de uma frigideira (para versão grelhada) e grelhe o falafel for 4 minutos (cada lado). Ou pré-aqueca o forno à 450F/220C, arrume o falafel em uma forma de mini cupcake untada com oléo (para a versão assada), por 8 minutos total, virando as bolinhas para obter uma cor dourada uniforme.
  6. Sirva quente.
http://frigideirasmagicas.com/2016/03/falafel/

Happy cooking e até a próxima!

Leave a Reply