Baba Ghanoush | Patê de Berinjela

Patês ou pratos frios quebram um galho enorme no verão! É uma forma prática de se ter algo pronto na geladeira para acompanhar um jantar mais leve ou um lanche rápido. Cada um se serve quando e como quiser.

Hoje vou mostar mais uma receita mediterrânea de patê usando berinjela. Quem acompanha o blog deve lembrar que já mostrei aqui uma receita de Antepasto de Berinjela, outro curinga que eu sempre gosto de ter na minha geladeira.

Já é do conhecimento de muitos que a berinjela possui uma boa quantidade de sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio. E por ser pouco calórica, ela é queridinha nas dietas ( 100 gramas dela possui apenas 20 calorias)

Essa é a segunda tentativa de preparar Baba Ghanoush. Da primeira vez cortei a beringela em cubos grandes e coloquei para assar. Ela não ficou macia, devo ter assado demais. Dessa vez, resolvi cortá-la ao meio, e assá-la com a casca virada para cima. Imagino que existam vários métodos de prepado, vou mostrar o que eu fiz e deu certo.

E se você nunca experimentou baba ganoush, experimente. Você vai se surpreender! Com textura cremosa, é uma mistura ligeiramente adocicada e o equilíbrio perfeito entre salgado-tostado do tahini  e cítrico do limão.

baba-ganoush.1

Dai vc se pergunta: “será que dá pra fazer a receita sem o tal do tahini“? Que dá, dá.. Mas o gosto final não vai ser o mesmo. Se não encontrar pronto pra comprar, faça em casa seu próprio tahini

Encontrei a receita aqui (site em inglês).  É só bater 1 xícara de sementes gergelim tostada no processador até obter um pó. Em seguida adicionar 3-4 colheres de sopa de oléo (canola, semente de uva, ou semente de gergelim) e bater até obter uma consistência cremosa. Guarde na geladeira em um vidro com tampa por até 1 mês.

Vamos à receita.

Baba Ganoush
Serves 4
Print
Prep Time
25 min
Cook Time
40 min
Total Time
1 hr 5 min
Prep Time
25 min
Cook Time
40 min
Total Time
1 hr 5 min
Ingredients
  1. 1 berinjela média
  2. 2 colheres de sopa de tahini
  3. 2 colheres de sopa de suco de limão
  4. 2 dentes de alho amassado
  5. 1/8 colher de chá de cominho em pó
  6. 1/4 de colher de chá de sal
  7. 1 colher de sopa de salsinha picada
  8. Azeite de oliva para servir (opcional)
Instructions
  1. Aqueça o forno 375F/190C.
  2. Corte a beringela ao meio e coloque-a em uma assadeira forrada com papel aluminio, casca virada pra cima. Asse de 25 a 30 minutos, ou até que ela esteja bem macia.
  3. Retire do forno e deixe esfriar uns 10 minutos.
  4. Enquanto isso, misture bem o tahine, suco de limão, alho, cominho, salsinha e o sal. Reserve.
  5. Agora é hora de retirar a polpa da beringela e adicionar à mistura de tahini. Misture e amasse bem com a ajuda de um garfo até obter uma consistência cremosa. Se preferir, bata tudo em um processador.
  6. Conserve na geladeira em pote com tampa até servir.
  7. Regue com azeite por cima para servir (opcional), e sirva com pão pita
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
 Espero que tenham gostado da dica de hoje. Até a próxima! 😉 

Leave a Reply