Bolo de Aveia e Castanhas

Este é mais um bolo da série: Bolos Funcionais. Para quem perdeu, bolos funcionais são bolos mais nutritivos, que vão ter mais função em nosso organismo. Preferencialmente são sem farinha de trigo, e levam outras bases como:  farinha de amêndoas, aveia, farinha de mandioca, milho, etc. Se quiserem checar as receitas anteriores, clique aqui.

Achei esta receita no insta da @lidianebarbosa que é uma chef de cozinha funcional. Sou fã dela e a sigo já faz um tempo. Se quiserem espiar, dê uma olhada no site lindo que ela tem. Lá você vai encontrar além de receitas, cursos e palestras que ela ministra por todo o Brasil.

Temos um grupo aqui na California para as amantes de cozinha, chamado: Brazilian Cooking Club e de vez em quando nos reunimos para compartilhar nossas receitas umas com as outras. Também compartilhamos receitas online pelo facebook, e por coincidência, naquele mesmo  dia e hora uma destas amigas estava fazendo a mesma receita que eu e postou a foto em sua timeline. Não acreditei quando vi e como já ia postar esta receita aqui no blog , (pois ficou muito boa), ela teve a mesma idéia. Portanto, as fotos são da nossa querida Adriana Ohlmeyer, que nos cedeu com tanto carinho. 

A Adriana mora aqui há mais de 20 anos, trabalha como engenheira e tem 2 filhas lindas. Segundo ela a culinária a acalma e descansa. Em sua família há grandes exemplos de cozinheiras maravilhosas, como mãe e tias.. Sua filha mais nova virou vegana, portanto começou a buscar mais receitas que não usam leite e nem ovos. Esta receita vai ovos, mas para quem é vegan pode usar ovos substitutos.

Esta receita é saborosíssima e vai muito bem com o creme que acompanha o bolo. 

O creme de castanhas de Caju vai 1 copo de castanhas de caju e água. Coloque a castanha de caju de molho na água morna por umas duas horas.Depois disso, coe as castanhas reservando a água. Coloque no liquidificador e misture com ½ xícara da água. Se ficar muito grosso coloque mais um pouquinho de água. A consistência é de um creme de fraiche batido. Depois, guarde na geladeira. Ele pode ser usado com doces ou salgados. Se for servir com o bolo de aveia, coloque uma colher de maple syrup ou agave.

 

bolo1245

Bolo de Castanhas do Pará e Aveia
Serves 6
Print
Prep Time
15 min
Cook Time
30 min
Total Time
45 min
Prep Time
15 min
Cook Time
30 min
Total Time
45 min
Ingredients
  1. 100 g de óleo de coco
  2. 100 g de açúcar mascavo ou de coco
  3. 4 ovos ou 4 ovos substitutos (para os veganos)
  4. 150 g de castanha do Pará picada quase como farofa
  5. 150 g de aveia
  6. 1 pitada de sal rosa
  7. 1 colher de sopa de fermento em pó
  8. 2 ou 3 colheres de sopa de leite de coco
  9. Raspas de casca de laranja ou canela
Instructions
  1. Coloque em uma batedeira o óleo de coco e o açúcar. Bata até virar um glacê.
  2. Acrescente os ovos um a um, depois as castanhas e a aveia. E bata mais um pouco. Acrescente o leite de coco e bata ate ficar macio.
  3. Acrescente o sal, o fermento e também as raspas de laranja. Coloque em uma forma untada com óleo de coco e enfarinhada com aveia.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Leave a Reply