Pão de Inhame Fofinho

Se você pensa que o inhame é uma raíz ou tubérculo, está muito enganado. Ele é um caule desenvolvido, cheio de água, chamado de rizoma. Ele é riquissimo em vitamina B6, ajudando a “limpar” nossos vasos sanguíneos. Além disso , ele reforça as defesas do organismo, ameniza os sintomas de TPM, é anti-inflamatório, aumenta a fertilidade, ajuda baixar níveis de pressão arterial, entre outros… Que saber mais sobre tantos benefícios? Veja neste blog de acupuntura que diz mais coisas interessantes sobre ele.

nhame

De todas as receitas que testei até hoje, nenhuma dá a aparência mais parecida com o pão de padaria. Para quem já testou receitas de pão gluten free sabe o quanto é difícil chegar numa textura certa, pois a maioria fica rececado e com o gosto ruim.

Acredito que o segredo deste pão está no inhame, que contrinui com a fofura ideal. Hoje em dia, o inhame está na moda, é o queridinho do mundo fitness, e para quem quer uma alimentaçao mais saudável, com baixo índice glicêmico.

Aqui nos EUA o nhame é conhecido como taro root. Ele é pequeno e com a casca peludinha. 

paonhame1

 

Pão de Inhame
Print
Cook Time
30 min
Cook Time
30 min
Ingredients
  1. 02 xícaras de farinha de arroz
  2. 01 xícara bem cheia de inhame crú, processado fino
  3. 01 xícara de fécula de batata
  4. 01 xícara de água morna
  5. 01 colher de chá de sal
  6. 01 colher de chá de açúcar
  7. 01 colher de chá de vinagre
  8. 10 gramas de fermento biológico seco
  9. 02 colheres de sopa de azeite
  10. 02 ovos inteiros
  11. 02 colheres de sopa de semente de linhaça
  12. 01 colher de sopa de gergelim
Instructions
  1. Misture as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal com a água morna, acrescente o resto dos ingredientes misturando bem.
  2. Bata na batedeira por três minutos ou mesmo a mão. A massa ficará com aparência de massa de bolo.
  3. Coloque em forma antiaderente para pão (usei forma de bolo inglês) e deixe descansar por uma hora.
  4. Asse em forno alto, na parte mais alta do forno por 30 minutos, veja se está moreninho por fora, retire e espere quinze minutos para depois cortar.
Notes
  1. Guarde depois em sacos plásticos e na geladeira se for demorar a consumir (na geladeira dura três dias, congelado durará meses).
  2. Uma dica: Congele em fatias, quando for consumir basta descongelar, levar ao forno ou na frigideira e ficará perfeito.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Leave a Reply