Pão Pita | Pão Arábe

Acho que na minha outra vida eu era padeira, já devo ter falado isso aqui, rs.. Amo pão e nao fico sem, não tem jeito. Já tentei e não rolou.. Sinto falta quando não como o meu pãozinho.

E qualquer tipo de pão vale.. Doce ou salgado!  Tanto que uma das minhas primeiras compras de eletrodoméstico pra cozinha foi uma máquina de fazer pão. Assim poderia experimentar fazer pães diferentes na tranquilidade do meu lar. 😀

Hoje vou mostrar uma receita de pão pita, também conhecido como pão arábe. Tão fácil e rápida, e que eu não precisei nem usar minha máquina de pão. Sem falar que o gostinho caseiro é o melhor.

Procurei na internet por uma receita integral, mais saudável né? Encontrei essa aqui e lá fui pra cozinha.. Só depois que já tava com a mão na massa, foi que descobri que não é uma receita 100% integral, por que ela usa farinha branca também. Mas como já tava no meio do caminho, continuei pra ver no que ia dar. Adorei!

A massa fica ótima e super macia de trabalhar, e nem precisa sovar muito.  Quanto ao cozimento tentei de duas maneiras, assando em pedra de pizza, e cozinhando na frigeideira de ferro em cima do fogão mesmo. Meu método preferido é assado pois a massa fica estufada, perfeita pra sanduíches super recheados com falafel, ou com baba ganoushe e até servido com hummus.

paio-pita1

 

Pão Pita | Pão Arábe
Print
Prep Time
1 hr 10 min
Cook Time
5 min
Total Time
1 hr 15 min
Prep Time
1 hr 10 min
Cook Time
5 min
Total Time
1 hr 15 min
Ingredients
  1. 1 xícara de água morna
  2. 2 colheres de chá de fermento seco
  3. 1 colher de chá de mel
  4. 1 ½ xícaras de farinha de trigo integral
  5. 1 ¼ xícara de farinha de trigo + extra se necessário
  6. 1 colhere de chá de sal
  7. 1 colher de sopa azeite
Instructions
  1. Na tigela pequena, misture a água morna, o mel e fermento. Deixe descansar por cerca de cinco minutos.
  2. Enquanto isso, em uma tigela média, adicione a farinha, sal, azeite e misture bem. Junte a mistura de água com fermento e misture tudo até incorporar bem.
  3. Polvilhe um pouco de farinha em em superfície lisa e vire a massa. Sove a massa por aproximadamente 5 minutos, até que esteja lisa e elástica. Adicionando um pouco mais farinha se necessário.
  4. Transira a massa para uma tigela untada com azeite. Cubra com um pano seco e deixe descansar até a massa dobrar de volume (cerca de uma hora)
  5. Despois da massa descansada, volte a massa sobre uma superfície lisa e levemente enfarinhada. Divida a massa em 8 partes iguais e molde cada peça em formato de bola. Com um rolo, abra cada bola em discos de cerca de ½ cm de espessura. Polvilhe com um pouco de farinha extra, se a massa estiver grudando na superfície. Cubra a massa aberta com um pano limpo e húmido.
  6. Pré-aqueça o forno a 450 graus F (300 C, ou a temperatura máxima do se forno). Coloque a pedra de pizza/assadeira para aquecer quando ligar o forno.
  7. Asse por 5 minutos ou até que o pão estufe, nao deixe assar demais senao ela ficará seca.
Notes
  1. Se sua assadeira/pedra de pizza for grande o suficiente para acomodar mais de uma massa com espaço entre elas, pode assar mais de uma por vez.. Se nao, asse somente uma por vez. Mas nao retire a pedra de pizza ou assadeira do forno, somente o pão já assado, e coloque outro disco para assar. Até que todas as massas estejam assadas.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
 Espero que tenham gostado da receita de hoje, qualquer dúvida escreve pra mim. Até a próxima! 😉 

 

 

Leave a Reply