Experimentando sabores um prato de cada vez!

Tapioca

Tapioca

Muita gente não sabe, mas embora seja mineira, eu fui criada em Salvador na Bahia. E muito das coisas que eu gosto de comer hoje foi moldado na culinária bahiana. Peixes em geral, os prato típicos como acarajé, caldo de sururu e caranguejo de corda! Humm que delícia… Vontade ir pra Bahia já!

Mas tem alguns pratos típicos que ficavam de fora, eu nem sei explicar porque.. Sei que não é porque eu não gostava, talvez falta de curiosidade, realmente não sei explicar…

O que eu sei, é que foi só aqui nos Estados Unidos que aprendi a comer tapioca. Comer e fazer! Hoje eu adoro tapioca, vira e mexe tem tapioca peneirada na minha geladeira pronta pra ir pra frigideira, seja salgada pro café da manhã ou doce pra sobremesa.

tapioca-embalagemEssa aqui é a tapioca que eu gosto de comprar porque já vem numa quantidade boa pra consumo aqui de casa, nem muito nem pouco. Só precisa hidratar, peneirar e eu tenho tapioca pra uns 3-4 dias. Dizem que dá pra congelar também, mas nunca tentei.

“A mandioca, matéria prima da tapioca, é uma das mais ricas fontes de carboidratos, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina C, magnésio, manganês e cobre. Ela é uma fonte significativa de ferro e com baixo teor de sódio.” (fonte)

Embora seja um alimento pouco caloríco é bom ficar atenta na escolha de recheios também saudáveis, senão acaba virando uma opção nada saudável, e não é isso que a gente quer né?

Sugestões de recheios saudáveis são queijo magros ( como cottage, branco, ricota), folhas verdes (como espinafre, rúcula), proteína magra (peito de peru ou frango desfiado). Na versão doce prefira as frutas, geléias com pouco açúcar na composição e chocolate amargo.

Eu aprendi os truques de cozimento nesse video (A-S-S-I-S-T-A!). Ele é meio longo, tem 8 min, mas ele é cheio de truques do começo ao fim! Depois dele você vai se tornar a master tapioqueira da sua turma! 😛 

Como hidratar a tapioca
Print
INGREDIENTES
  1. 170 gramas de farinha de tapioca
  2. 1 xícara de água
  3. 1 pitada de sal
PREPARO
  1. Em uma tigela misture a farinha de tapioca, a água e o sal. Misture bem até a farinha dissolver por completo. Tampe e deixe descansar na geladeira por 24 horas.
  2. Após o tempo de descanso, você vai notar que a tapioca e a água se separaram. Jogue a água fora.
  3. Agora é importante retirar todo o excesso de líquido possível. Eu faço isso em duas etapas: cubra a massa com 2 folhas de papel-toalha dobrados (deixe por 10-15 minutos). Em seguida, com a ajuda de um garfo vá quebrando a massa em pedaços, e transfira-os sobre o pano de prato limpo (deixe mais uns 15 minutos), o pano vai absorver o restante de líquido que ainda tenha ficado na massa. Por fim, só falta peneirar e cozinhar.
  4. Veja o vídeo (link no post) com dicas de cozimento.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
tapioca-1-2-3-4

 

Espero que tenha gostado do post de hoje. Qualquer dúvida escreve pra mim. 😉 


Related Posts

Quiche de Espinafre

Quiche de Espinafre

Resolvi fazer um quiche outro dia com massa de grão de bico. Vi que tinha duas possibilidades – uma com a farinha do grão e outra com o grão cozido. Acabei fazendo com a farinha e senti que a massa ficou um pouco amarga e […]

Panquecas de Aveia

Panquecas de Aveia

É sempre muito bom quando a gente receber uma mensagem de alguém que segue nosso blog. Seja para comentar, elogiar, triar dúvidas e até pedindo receitas novas. Essa semana recebemos uma mensagem com um pedido de receita, que por coincidencia já era a mesma receita que […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *