Quiche de Berinjela

Você sabia o quanto a berinjela é rica em vitaminas do complexo B e diversos outros nurientes? Pois é, estava com muito deste legume em minha geladeira e resolvi fazer algo diferente ao invés do trivial refogado de todo dia. 

Convenhamos, não sei vocês, mas quando minha mãe fazia berinjela para o almoço eu entortava a boca…eu comia, mas não apreciava tanto. Acho que da forma que ela fazia, ensopada com pimentões e tomate, achava que ficava meio sem gosto, não sei, só sei que até hoje não curto esta forma de fazê-la. A minha preferida é o antepasto de berinjela, que pode ser servida com torradas e como guarnição à um prato principal. Já fizemos esta receita por aqui, que tal conferir esta delícia?

Esta receita é basicamente a de um quiche qualquer, a unica diferença é que a base da massa não vai farinha de trigo, o que a deixa mais fit e rica em nutrientes.

Devido a esta riqueza de vitaminas, a berinjela é capaz de regular sua pressão arterial, ajuda no emagrecimento, auxilia na redução do diabetes e por ser rica em cálcio previne também a osteoporose. Fantástico não? Vamos incluir mais a berinjela em nosso dia a dia? Que tal começando por esta receita?

quicheberinjela

 

Quiche de Berinjela
Print
Ingredients
  1. Massa
  2. 3 xicaras de farinha de grão de bico
  3. 1/2 xícara de óleo de abacate, manteiga ou azeite
  4. 1/2 xícara de água gelada
  5. sal à gosto
  6. Recheio
  7. 2 berinjelas cortadas e refogadas à gosto
  8. alho à gosto
  9. 150 g de cogumelos frescos
  10. 5 ovos
  11. 1 xicara de parmesão ralado
  12. 3/4 xicara de creme de leite fresco
  13. sal e pimenta à gosto
Instructions
  1. Misture todos os ingedientes da massa, até formar uma massa homogênea. Embrulhe-a num plástico filme e leve a geladeira por 2 horas.
  2. Enquanto a massa descansa, corte a berinjela ao meio no sentido do comprimento, depois corte novamente, e vá fatiando em pedaços "triangulares" com cerca de 0,5cm de espessura. Fatie fino os cogumelos e o alho. Coloque o azeite em uma frigideira, deixe aquecer, e doure levemente o alho. Junte a berinjela e refogue até começar a amaciar. Ela vai absorver todo o azeite, mas não precisa colocar mais. Junte os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Assim que a berinjela estiver cozida (mas não desmanchando), junte a manteiga, misture até derreter e desligue o fogo.
  3. Pré-aqueça o forno a 180°. Abra a massa sobre uma forma de quiche de 21-23 cm, cubra com papel alumínio, espalhe por cima feijões secos e leve para assar por 15 minutos. Retire o papel alumínio e os feijões e asse por mais 10 minutos.
  4. Enquanto isso, misture em uma vasilha os ovos, leite, queijo, e um pouco de sal e pimenta. Sobre a massa semi-assada, espalhe a berinjela e os cogumelos, e verta a mistura de leite. Deixe assar por mais 20-30 minutos, até o recheio firmar e dourar.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Leave a Reply