Experimentando sabores um prato de cada vez!

Sal… uma graça especial dos deuses!

Sal… uma graça especial dos deuses!

Segundo Platão, o sal é  “uma graça especial dos deuses”,  um dos ingredientes mais comuns que pode ser encontrados na cozinha, mas você sabe qual é a diferença entre os tipos de sais existentes no mercado?

Existe sal rosa, sal cinza,  sal grosso, sal comum, sal marinho, sal com iodo, sal sem iodo. E a lista segue…  Apesar da variedade, todos eles são praticamente a mesma coisa. Todos eles contem dois elementos essenciais – sódio e cloro, mas com diferentes níveis, é claro.  

Segundo site Whatscooking, os sais se dividem em três tipos básicos:

1- Sal fino

Aqui ele é conhecido como table salt. Na indústria ele é refinado, apartir dai cria-se outras variedades. Encontra-se também o sal fino iodado – como o nome já diz, contém iodo, que ajuda a prevenir doenças da tireóide.

2 – Sal grosso

Conhecido como (coarse) kosher salt, refere-se aos sais que tem cristais mais grossos, irregulares.. Não há realmente nenhuma diferença em comparação com o sal fino. Kosher salt é o queridinho de muitos cozinheiros e chefs preferem.. Ele pesa menos em volume do que o sal comum, então em muitas receitas sugere-se deve aumentar a quantidade de sal utilizada em uma receita se for substituir o sal comum fino.

Nota: Mas não confunda ele com o nosso sal grosso brasileiro (que é mais grosso que o coarse salt). Por aqui, é possível encontar o sal grosso bem parecido com o sal grosso que usamos no Brasil pra churrasco , você encontra ele nos supermercados chineses, como o Ranch99, ou em lojas especializadas em produtos brasileiros.

Variações:

  • Pretzel salt – grãos maiores, nao dissolve rapidamente.
  • Sal temperado – sal com sabores, adicione as ervas, especiarias, trufas secas, ou defumado.
    Himalayan salt – é o sal rosa, mas também pode ser encontrado refinado. Contém  84 minerais naturais que são encontrados no corpo humano.

3- Sea Salt

Feito a partir da evaporação da água do oceano ou mar, menos refinado do que os outros sais. Porém o custo de processamento é mais caro, logo o preço final é mais caro.

Os tipos mais comuns são:

  • Black Salt, Kala Namak, Sanchal – muito usado na culinária indiana
  • Grey salt, Celtic salt, Sel Gris – um dos mais caros sais encontrados no mercado
  • Flake salt – como o nome já diz, tem formato de flocos de neve,
  • Smoked Sea Salt – o sal defumado em cima de pedaços de madeira para adicionar o sabor defumado.
  • Fleur de Sel, Flower of Salt, Flor de Sal  – ainda mais caro e raro do que o sal fleur de sel, produzidos na França.

Outros tipos (sais substitutos)

Sal light:  não costumam ter muito sabor. Utiliza cloreto de potássio para reduzir o nível de sódio no sal.

Sal Azedo (sour salt) : sour salt não é sal de verdade, e sim ácido cítrico. Usado para evitar o escurecimento de conservas de frutas. Ele também pode ser adicionado a massa de pão para torná-los mais azedos (como no sourdough bread)

Mas qual sal é o mais saudável?

Pra finalizar..

“O maior benefício na hora de escolher qual o tipo mais “natural” de sal é pra que evitar os aditivos e o super processamento, que o sal comum passa. No final… sal é sal, e o maior propósito dele é adicionar sabor, e nao nutrição” fonte.

A escolha é sempre sua!

Esses aqui são os sais que eu uso na minha casa:

tipos-de-sais

 


Related Posts

Ervas Frescas

Ervas Frescas

Meu sonho é ter uma horta daquelas grande bem carregada de ervas, de alguns legumes e porque não algumas frutas também? 😀 Mas ter isso em ‘casa’ vindo diretamente da horta não é privilégio de todo mundo. Exige espaço, tempo e cuidados. Outro grande problema com […]

Um novo tempero, um novo sabor.

Um novo tempero, um novo sabor.

Quem vem na minha casa e descobre que eu tenho um armário na cozinha só pra guardar temperos, fica surpreso! Eu adoro usar temperos variados em minhas receitas, desidratados ou frescos. As opções são tan mas confesso que tenho uns queridinhos, como a páprica defumada, cebola […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *