Salada de Couve de Bruxelas e Abóbora

Segunda começando.. thanksgiving logo alí na curva, a semana vai ser curta.. feriadinho pra mim já começa na quarta! Eba! 

 Mas o que é celebrado no Thanksgiving?

O dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving Day, é um feriado nacional celebrado, aqui nos Estados Unidos, na última quinta-feira de novembro. Originou-se como um festival da colheita, tempo para dar graças pela bênção e comemorar a colheita anual com festividades. 
 
Em tempos mais remotos, os egípcios, gregos e romanos já tinham o costume de festejar e pagar tributo aos seus deuses após a colheita de outono. A cultura Judaica também possui uma celebração semelhante chamada Sukkot. Finalmente, os historiadores relatam que os nativos (índios) americanos  tinham também uma tradição de comemorar a colheita de outono com festa e música muito antes de os europeus pisarem por aqui.
 
A história moderna conta que foi em 1621, quando os primeiros Pelegrinos, um grupo de separatistas ingleses religiosos que vieram para a ‘América’  em busca de um novo lar onde pudessem praticar livremente a sua fé, organizaram uma uma festa para comemorar a primeira colheita de milho. Mas foi só em 1789, que o então presidente George Washington criou o primeiro Dia de Ação de Graças como feriado nacional:

 
“Considerando que é dever de todas as nações reconhecer a providência do Deus Todo-Poderoso, obedecer a Sua vontade, agradecer Seus benefícios e humildemente implorar Sua proteção e bondade (…) que no dia de ação de graças e oração públicas sejam abservadas, reconhecendo com gratidão os muitos sinais de favores do Deus Todo-Poderoso (…)  que possamos nos unir em prestar-Lhe nossos agradecimentos sinceros e humildes, por Seu bondoso cuidado e proteção ao povo deste país (…) “

 
Na atualidade, em muitos lares americanos, a celebração de Ação de Graças perdeu muito de seu significado original religioso. Em vez disso, agora o feriado resume-se em cozinhar e compartilhar uma refeição farta junto com a família e amigos. As paradas festivas também se tornaram uma parte integrante do feriado, como por exemplo, o famoso desfile da Macy’s em Nova Iorque iniciado desde 1924, sendo o maior e mais famoso até hoje.
 
Já deu pra entender melhor o feriado, certo? Em clima de Thanksgiving, hoje eu vou mostrar uma receita super típica da ceia desse feriado. É uma salada morna de Abobóra com Couve de Bruxelas que eu aprendi aqui.

Super nutritiva, com as Couves de Bruxelas  contêm excelentes níveis de vitamina C e a vitamina K , com quantidades mais moderadas de vitaminas B, tais como o ácido fólico e a vitamina B6. E a abóbora que já  falamos aqui são baixas em caloria,  rica em carboidratos e fibras alimentares. Sem falar que é uma delícia, podendo ser servida morna ou gelada.

couve-bruxelas-abobora-peca-cranberry
 

Vamos lá? 

 

Salada de Couve de Bruxelas e Abóbora
Print
Prep Time
10 min
Cook Time
25 min
Total Time
40 min
Prep Time
10 min
Cook Time
25 min
Total Time
40 min
INGREDIENTES
COUVE DE BRUXELAS
  1. 3 xícaras de couves de Bruxelas, as extremidades aparadas, folhas amarelas removidas, cortadas ao meio.
  2. 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  3. Sal e pimenta preta moída, a gosto
ABÓBORA
  1. 500 gramas de abóbora, descascadas, sem sementes e em cubos
  2. 2 colheres de sopa de azeite
  3. 3 colheres de sopa de maple syrup (ou mel)
  4. ½ colher de chá de canela em pó
OUTROS INGREDIENTES
  1. 2 xícaras de noz-pecã
  2. 1 xícara de cranberries secas
  3. 2-4 colheres de maple syrup (opcional)
PREPARO
COUVE DE BRUXELAS
  1. Pré-aqueça o forno a 400º F.
  2. Ajeite as couves de bruxelas em uma assadeira, regue com azeite e salpique sal e pimenta preta moída á gosto. Leve para assar por cerca de 20-25 minutos, virando os lados no meio do cozimento.
ABÓBORA
  1. Pré-aqueça o forno a 400º F.
  2. Em uma tigela média, misture a abóbora com 1 colher de sopa de azeite, maple syrup e canela,
  3. Coloque abóbora em uma camada única (nao amontoar). Leve para assar por cerca de 20-25 minutos, virando os lados no meio do cozimento.
MONTAGEM
  1. É só misturar todos os ingredientes em uma tigela grande.
Notes
  1. NOTA: Você pode assar as couves de Bruxelas e a abóbora ao mesmo tempo em duas assadeiras separadas, se as duas assadeiras couberem no mesmo rack do seu forno.
  2. OPCIONAL: Adicione 2 colheres de sopa de maple syrup, se preferir a salada mais adocicada. (eu pulei esse passo.)
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

 

Leave a Reply