Torta de Tamales

Pra quem acompanha meus posts, já deve ter percebido que eu adoro a culinária mexicana. Já mostrei a receita de guacamole, e também a receita de beef fajitas.

Me apaixonei pelo país , em uma viagem que fiz em 2014, e vivendo em uma região onde a cultura mexicana é muito presente, não foi nada difícil incorporar os pratos mexicanos no meu dia-a-dia.

A receita de hoje é de torta de tamales.

Mas o que é tamales? Um prato similar é a nossa pamonha brasileira. Mas o prato mexicano é feito de farinha de milho, chamada Masa, e a pamonha é feita de milho fresco.

masa-harina

Masa é a farinha tradicional usada para fazer tortilhas, tamales e outros pratos mexicanos. Traduzido literalmente do espanhol, significa “farinha de massa”. Os grãos de milho são secos, depois reidratados para que a remoção das cascas do milho sejam mais fácil.  Os grãos sem cascas são cuidadosamente lavados e moídos para formar uma massa macia e flexível. Por fim, massa fresca é então seca e transformada em pó, tornando-se masa harina (harina significa farinha). 

Ufa, que trabalheira! 😀  Se é feito de milho, naturalmente é gluten-free, excelente opção para os celícos

“Se tamales é parecido com pamonha, essa receita desse ser complicada” – Voce deve estar pensando, certo? Errado! Porque eu não gosto de complicação na cozinha. 

Feito em forma de torta, essa receita  simplifica a vida, mas sem perder o seu sabor. Basta decidir o recheio preferido: carne, frango ou porco desfiado, cobrir com a massa de tamales e levar pra assar! Se você é vegetariano, é só substituir a carne por lentilhas ou soja. Vamos a receita.

Torta de Tamales
Serves 4
Print
Prep Time
5 min
Cook Time
1 hr
Prep Time
5 min
Cook Time
1 hr
INGREDIENTES
RECHEIO
  1. 2 dentes de alho amassado
  2. 1/2 colher de sopa de azeite
  3. 600 gramas de carne moída
  4. 1/2 tomate médio picado
  5. 1/2 cebola pequena picada
  6. 1/2 pimentão verde, vermelho e amarelo picados
  7. Coentro à gosto
  8. Sal, pimenta preta moída, cominho, pimenta cayenne em pó à gosto
MASSA DA TORTA
  1. 2 xícaras de masa harina
  2. 1-1 / 2 colheres de chá de fermento em pó
  3. 1/2 colher de chá de sal
  4. 1/2 xícara de queijo ralado
  5. 1/2 xícara de manteiga, cortada em pedaços
  6. 2 - 1/2 xícaras de caldo de galinha líquido ou água
RECHEIO
  1. Refogue o alho, cebola e tomate no azeite por 1 minuto.
  2. Misture a carne e deixe cozinhar por 10 minutos.
  3. Junte os pimentões e tempere com sal, cominho, pimenta preta, pimenta cayenne (opcional). Cozinhe por mais 3 mintutos. Por ultimo misture o coentro picado.
MASSA
  1. Misture os ingredientes secos em uma tigela pequena. Adicione a manteiga em cubos, misture com as mãos até formar uma especie de farofa.
  2. Por ultimo, adicionar o caldo de galinha liquido. Misturar com uma colher, até formar uma massa húmida e homogênea.
MONTAGEM
  1. Forre o fundo de uma assadeira, tigela de vidro, potes individuais, ou até uma frigideira funda que possa ir ao forno com o recheio e cubra com a massa e leve pra assar por 35-40 minutos forno 350F/180C. Sirva quente com um pouco de sour cream (opcional)
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Leave a Reply