Vaca Atolada

Pra começar a semana hoje aqui no blog tem receita lá da terrinha, Minas Gerais! Ô trêm bão, sô! <3

O que todo mundo sabe é que a terrinha é conhecida pela culinária, e eu sou suspeita pra falar, na minha opinião é a melhor! 😀

Outro dia estava pensando.. eu não tenho muito o hábito de comer e fazer as comidas típicas mineiras que eu tanto gosto. O motivo eu nao consegui encontrar, só sei que preciso corrigir esse lapso.

A estrela do post é a Vaca Atolada – um dos meus pratos preferidos, tipicamente caipira. Comida simples, gostosa e sem frescura.  O nome pode ser curioso, nada mais é do que um cozido de carne com mandioca. 

Quer saber como esse nome surgiu?

O nome do prato surgiu como uma analogia à dificuldade que os tropeiros do Vale do Paraíba muitas vezes encontravam durante o transporte do gado. Ao se dirigirem às Minas Gerais, era preciso transpor a Serra da Mantiqueira por terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos, principalmente nos períodos de chuva, o que tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia, havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e preparo da refeição do dia. Os tropeiros carregavam no embornal a carne mergulhada na gordura, o que garantia o alimento bom por bastante tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca e cozinhavam junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra. Assim sendo, o alimento foi batizado como Vaca Atolada.

Dá pra fazer um panelão, separar em porções menores e congelar pra aqueles dias corridos que não conseguimos cozinhar nada. Originalmente, essa receita pede costela de boi, mas eu costumo substituir por carne pra cozido.

Ficou com vontade? Vem aprender!

Vaca Atolada
Print
Cook Time
40 min
Cook Time
40 min
Ingredients
  1. 1 kg de costela de vaca (ou carne para cozido)
  2. 2 colheres de sopa de azeite
  3. 1 cebola grande picada
  4. 4 dentes de alho amassados
  5. 5 tomates descascados, picados
  6. 1 colher de sopa de vinagre
  7. 2 folhas de louro
  8. 2 colheres de chá de páprica defumada
  9. 1 e 1/2 colher de sopa de salsinha picada
  10. 1 e 1/2 colher de sopa de cebolinha picadas
  11. 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
  12. Sal e pimenta preta moída a gosto.
PREPARO
  1. Em uma panela de pressão, doure o alho e a cebola no azeite por cerca de 1 minuto.
  2. Misture a carne, refogue até que fique dourada.
  3. Junte os tomates, vinagre, as folhas de louro, a paprica e tempere com sal e pimenta.
  4. Coloque agua suficiente até cobrir as carnes. Tampe a panela de pressão e cozinhe de 15-20 minutos em média. O tempo pode variar, então confira que a carne está cozida e bem macia.
  5. Quando a carne estiver bem macia, junte a mandioca.
  6. Cozinhe até que a mandioca esteja quase desmanchando e o caldo bem grosso. Se preciso adicione mais água, sal e pimenta preta.
  7. Por fim, misture a salsinha e cebolinha picadas e sirva em seguida.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Leave a Reply