Broinha de Fubá

Hoje me deu aquela saudade das broinhas de fubá da minha mãe. Ela faz doce e salgada. Minhas tias fazem divinamente também.

Esta receita foi retirada do site Panelinha da Rita Lobo. Quem quiser acessar seu blog e suas receitas, eu posso garantir que todas funcionam e são maravilhosas. Eu sou fã de carterinha da Rita. Além de linda é super talentosa!

Esta broinha tem duas fase. Primeiramente é cozida na panela e depois ao forno. Fica oca como a de padaria.

Mãos à obra?

Broinhas de Fubá
Yields 15
Print
Total Time
50 min
Total Time
50 min
INGREDIENTES
  1. 2/3 xícara (chá) de fubá mimoso
  2. 1 xicara e 1/2 (chá) de farinha de trigo
  3. 1 xícara (chá) de leite
  4. 1 xícara (chá) de água
  5. 4 colheres (sopa) de açúcar
  6. 150 g de manteiga sem sal
  7. 6 ovos
  8. 1/2 colher de sal
PREPARO
  1. Preaqueça o forno a 220 ºC ou 400 F (temperatura alta). Unte uma assadeira grande com manteiga (se estiver usando uma antiaderente, apenas polvilhe com fubá).
  2. Numa panela média, junte o leite, a água, o açúcar, a manteiga. Leve ao fogo médio.
  3. Assim que começar a ferver, adicione a farinha e o fubá e mexa bem com uma espátula para formar uma massa lisa. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, sem parar de mexer, até formar uma camada fina de massa seca no fundo da panela.
  4. Desligue o fogo e transfira a massa para a tigela da batedeira. Bata em velocidade baixa, por 5 minutos, para esfriar - esse passo é muito importante para evitar que os ovos cozinhem ao serem adicionados.
  5. Adicione um ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição. Depois do último ovo, deixe bater por cerca de 2 minutos, até formar uma massa brilhante.
  6. Com o auxilio de 2 colheres vai colocando bolinhas na forma, deixando um espaço de 3 cm entre cada uma.
  7. Polvilhe as broinhas com fubá e leve para assar em forno preaquecido a 220 ºC (temperatura alta) por 15 minutos, até crescerem - nessa etapa inicial o forno precisa estar bem quente para formar vapor e deixar a broinha oca.
  8. Após os 15 minutos iniciais, diminua a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 25 minutos, até as broinhas ficarem douradas e firmes.
  9. Retire do forno e sirva a seguir. Por serem ocas, também ficam ótimas recheadas.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Leave a Reply