Experimentando sabores um prato de cada vez!

Ervas Frescas

Ervas Frescas

Meu sonho é ter uma horta daquelas grande bem carregada de ervas, de alguns legumes e porque não algumas frutas também? 😀 Mas ter isso em ‘casa’ vindo diretamente da horta não é privilégio de todo mundo. Exige espaço, tempo e cuidados.

Outro grande problema com relação aos temperos frescos é sua a vida útil. Já deve ter acontecido ai na sua casa de comprar ervas frescas e em poucos dias já não estavam mais tão frescas. Você sabe que existem várias maneiras para conservar ervas frescas em casa? As 4 mais conhecidas são:

  1. Colocar as ervas frescas em potes com água, e cobrir os potes com um saquinho plástico. 
  2. Lavar as ervas e guardar dentro da geladeira em potes tampados/ou em ziploc com um pedaço de papel-toalha dentro.
  3. Fazer cubinhos de gelo com as ervas: lave as ervas, corte em pedacinhos, coloque nas formas de gelo e cobra com azeite. Retire da forma, transfira para um ziploc e conserve no congelador por até 3 meses
  4. Bater as ervas em liquidificados com sal marinho e azeite. Guardar na geladeira em pote com tampa.

Aqui inclui as ervas frescas mais comuns, e seus nomes em Inglês e em Português:

 

Basil / Manjericão  – Altamente aromático, de sabor robusto. Excelente em pestos, como um toque final em pratos de massa, ou recheadas em sanduíches.
Thai Basil / Manjericão Tailandês – Tem as suas folhas mais alongadas, e possui um sabor mais picante do que manjericão comum. 
Bay Leaves / Louro – A folha de louro libera seu sabor aos poucos, por isso é bem utilizada em preparações de cozimento longo como sopas, ensopados, cozidos e também em marinadas

 


 
 
 
Chives / Cebolinha Francesa – Possui sabor de cebola delicada, muito usado mesmo como enfeite de pratos.
Cilantro / Coentro – As folhas e as hastes do cilantro têm um sabor pungente, herbáceo, similar ao limão, recomenda-se retirar o excesso dos cabos. Usado no Caribe, América Latina e cozinha asiática.
Dill Endro ou Aneto – Tem sabor similar ao da erva-doce. Muito usado em  peixes e batatas.
 

 
Fenugreek / Feno-grego – Tem um sabor amargo de açúcar queimado. Muito usado na culinária indiana e do Oriente Médio. 
Green Onion / Cebolinha – Com folhas verde-escuras, tem o sabor parecido com o da cebola, porém mais suave.
Lemongrass / Capim-limão – Muito conhecido por seu aroma doce, herbáceo e cítrico.  Utilizado na preparação de chás, sopas e refogados.
 

 
 
Marjoram /  Manjerona – Com sabor floral e amadeirado. Experimente em molhos, vinagretes e marinadas.
Mint / Hortelã – É a planta mais usada no mundo. Use com cordeiro, ervilhas, batatas e sobremesas.
Oregano / Orégano – A erva fresca tem o sabor mais robusto do que o desidratado, um pouco parecido com o de limão. Utilizado em um monte de pratos mexicanos e mediterrâneos.
 
 

 
Italian ParsleySalsa Italiana – Tem as folhas maiores e lisas com sabor mais robusto.
Curly ParsleySalsa Encaracolada – Tem suas folhas encaracoladas e sabor mais amargo, se comparado com a Italiana.
Rosemary / Alecrim – Ligeiramente amargo, o alecrim é recomendado para carnes de porco, carneiro e peixe.
 

 
  
Sage / Sálvia  – Possui notas de limão e do eucalipto. Muito usada na cozinha italiana. Os cabinhos são duros por isso não costumam ser usados. Lembre de retirá-los das folhas.
Tarragon / Estragão –  Típico da culinária francesa. Com sabor adocicado e ao mesmo tempo levemente picante. Pode ser comido cru em saladas ou usado em pratos quentes como frango, frutos do mar ou ovos.
ThymeTomilho  – Adiciona um sabor picante, amadeirado. Dá um toque especial a carnes em geral, especialmente de porco e molhos de tomate.

 


 
NOTA: Este artigo é apenas para fins informativos e não, de qualquer forma, tem a intenção de substituir o conselho de um especialista.
 
 

Related Posts

Um novo tempero, um novo sabor.

Um novo tempero, um novo sabor.

Quem vem na minha casa e descobre que eu tenho um armário na cozinha só pra guardar temperos, fica surpreso! Eu adoro usar temperos variados em minhas receitas, desidratados ou frescos. As opções são tan mas confesso que tenho uns queridinhos, como a páprica defumada, cebola […]

Temperatura de Forno – Celsius & Fahrenheit

Temperatura de Forno – Celsius & Fahrenheit

Para quem mora fora do Brasil, e ainda não se acostumou com a diferença entre Celsius e Fahrenheit, aqui vai uma “colinha” para ajudar você!  



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *