Sopa Cremosa de Couve-flor

Eu adoro uma sopa, caldo e cremes.. no friozinho é bom demais, e por aqui o friozinho tem se estendido bastante! Gosto de sopa pela praticidade, porque praticidade na cozinha é fundamental!  Vai lá na cozinha, abre a geladeira, cata umas coisas que tem lá e: tcharammmm! Ai é só falta gritar: ” a janta tá pronta”  🙂 
 
A receita de hoje é inspirada em uma sopa que couve-flor que eu comi com minha irmã em um restaurante todo chiquetoso de Napa Valley em janeiro. Estava bem frio aquele dia, e é claro que eu tinha foi pedir uma sopa de entrada. Fiquei surpresa com a leveza, sabor e a cremosidade dela. Chegando em casa quis reproduzir a receita de alguma maneira. 
 
Você pode estar pensando.. “ah, couve-flor? Que legume mais sem graça.. essa sopa não deve ter sabor de nada!”
 
Se você está pensando isso, engana-se.. Essa é uma receita leve mas super cremosa e com poucas calorias. Você pode transformar essa receita para ela ficar vegetariana, lactose-free, além de ser naturalmente gluten-free. É só  substituir o leite por um sem lactose, o caldo de galinha liquido pelo de vegetais, e por ai vai. E ainda dá pra servir com um fio de azeite, queijo blue cheese, um pouco de parmesão, ou mostarda (o meu preferido!) para um toque todo especial.
 
Pra quem quer saber mais, já falei um pouco sobre os benefícios da couver-flor aqui
 
Sopa Cremosa de Couve-flor
Serves 4
Print
Prep Time
10 min
Cook Time
25 min
Total Time
35 min
Prep Time
10 min
Cook Time
25 min
Total Time
35 min
INGREDIENTES
  1. 1 cabeça de couve-flor
  2. 2 colheres de sopa de azeite
  3. 1 cebola branca média, descascada e em cubos
  4. 2 talos de aipo, lavados e picados
  5. 3 dentes de alho amassados
  6. 3 xícaras de caldo de galinha liquido
  7. 3 xícaras de leite (usei fat-free)
  8. 1/2 xícara de queijo parmesão fresco ralado
  9. Sal e pimenta branca à gosto.
  10. Para servir: molho de mostarda
PREPARO
  1. Comece por preparar a couve-flor. Retire e descarte as folhas externas e apare a haste, lave em agua corrente. Corte a couve-flor grosseiramente em pedaços médios. Reserve.
  2. Aqueça, em fogo médio-alto, o azeite em uma panela grande . Adicione a cebola e refogue por 3 minutos, até ficar macia e translúcida, mexendo ocasionalmente. Adicione o alho e refogue por mais 1-2 minutos.
  3. Adicione a couve-flor picada, o aipo, e o caldo de galinha liquido, o sal e a pimenta branca e misture até combinar tudo. Continue cozinhando até levantar fervura. Em seguida, reduzir o fogo, tampe a panela e deixe ferver por cerca de 20-25 minutos, ou até que a couve-flor fique bem macia.
  4. Depois do cozimento, transfira tudo pra um liquidificador, e bata tudo até virar um purê bem homogêneo.
  5. Volte com o caldo pra panela, misture o leite e o queijo parmesão fresco. Se precisa ajuste o tempero com um pouco mais de sal e a pimenta branca
  6. Sirva imediatamente, com um pouco de molho de mostarda.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
 

 

Leave a Reply