Suflé de Chocolate

Amar… 
Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?
(Carlos Drummond de Andrade) 

 
Hoje aqui é dia de celebrar o Valentine’s day, ou dia dos namorados! Hoje é dia de trocar declarações de amor, dia de pequenos gestos de afeição, e dia de muito chocolate, é claro!   😀 
 
A receita que vou mostrar hoje, eu aprendi lá em 2013 em um curso de culinária sobre chocolates que eu fiz com a Ciça. 
 
A receita é perfeita pra quem esta procurando uma sobremesa de ultima hora, super fácil para completar um delicioso jantar romântico de Valentine’s day: Suflé de Chocolate. 
 
Você pode preparar essa receita e encher as forminhas, e refrigerá-los por até 2 horas antes de assar. Super conveniente, e uma também uma sobremesa de impressionar a qualquer refeição.
 
O post hoje vai ser curtinho, porque eu ainda preciso preparar o meu jantarzinho de Valentine’s day!  Vamos lá aprender?
Suflé de Chocolate
Serves 8
Print
Total Time
30 min
Total Time
30 min
INGREDIENTES
  1. 170 gramas de chocolate meio-amargo
  2. 6 ovos, claras e gemas separadas
  3. 1/3 xícara de açúcar + 2 colheres de sopa, divididos
  4. 1/4 colher de chá de sal
  5. 2 colher de sopa de creme de leite fresco ou leite de vaca
  6. 1 colher de chá de essência baunilha
  7. Açúcar de confeiteiro para decorar, e leite condensado para servir (opcional)
PREPARO
  1. Coloque a grelha no meio do forno e pre-aqueça o forno ( 350F/180C )
  2. Separe 8 potinhos individuais para suflés (de 170 gramas cada). Unte cada um deles com spray de cozinha, e polvilhe dentro de cada um com um pouco de açúcar. Reserve
  3. Coloque o chocolate em pedaços dentro de um tigela que possa ir dentro do microondas. Derreta o chocolate em alta (100% de potência) por 1 minuto. Retire, misture o chocolate, remova a colher, e volte com o tigela pra o microondas por mais 1 minuto, retire e mexa novamente. Se o chocolate não estiver completamente derretido, coloque no microondas mais um minuto. Reserve.
  4. Para fazer a base de suflés, separe os ovos, colocando as gemas em uma tigela e as claras em outra. Adicione 1/2 xícara de açúcar e sal às gemas. Bater na batedeira em velocidade média alta até formar ficar fofo e espesso (cerca de 3 minutos). Reserve.
  5. Misture o creme de leite e a baunilha ao chocolate derretido que estava reservado. O próximo passo é juntar o chocolate à mistura de gemas. Misture as mistura de gemas aos poucos, mexendo delicadamente. Reserve.
  6. Bata as claras em neve até ficar fofo (cerca de 3 a 4 minutos). Polvilhe 1 colher de sopa do açúcar. Bata por 1 minuto a mais na velocidade média, até que as claras estejam brilhantes e firmes mas não duros.
  7. Misture 1/3 das claras na mistura de chocolate. Misturando sempre delicadamente, vá misturando aos poucos até acabar as claras. Divida a mistura do suflés nos potinhos individuais.
  8. *Se vc está preparando com antecedência, neste ponto você pode levá-los para refrigerar por até 2 horas.
  9. Para assar é só colocar as forminhas em cima de uma assadeira e levar ao forno já pre-aquecido. Use um relógio de cozinha para marcar o tempo de cozimento ( 15 minutos). Não abra o forno. Quando o timer apitar, os suflés devem ser inchados e rachados no topo. Retire do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro por cima e um pouco de leite condensado (opcional) e sirva imediatamente antes do suflés começarem a afundar.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
 

Leave a Reply