Bolo de Fubá da Mamãe

Esta temporada será de receitas de família! Sabe o por quê? Estou de férias no Brasil, pertinho da família. Engordando horrores. Mas, por uma boa razão. Uma vez ao ano abro esta exceção de me sentir “mimada” pela família, o que inclui todos os carinhos e claro, as memórias do paladar. Quer coisa mais gostosa de comer comidas que nos levam ao tempo de infância? Tempo doce e terno, que fica guardado dentro de nós a sete chaves. 

Hoje irei passar para vocês uma receita que eu adoro que é o bolo de fubá da minha mãe. Ela faz este bolo desde sempre, e desde sempre é imbatível. Feito com o fubá de moinho de Serrania- MG, fininho, “fininnn”. 

O fubá tem um alto índice glicêmico, eu sei, tem que comer com moderação como qualquer farinha. Não é porque está livre do gluten que podemos comer a vontade este tanto de farinha.

Mas o fubá não é só um vilão.  Esse alimento é uma excelente fonte de fibra e ainda fornece  zinco, niacina, e outros elementos, como potássio, fósforo e magnésio.

Além disso, uma quantidade de 100 gramas de farinha de milho oferece 3 miligramas de ferro. O ferro contido na farinha de milho, por exemplo, é um elemento necessário para a manutenção dos glóbulos vermelhos, sem contar que protegem o sistema imunológico.

Está vendo? Por isso, vamos nos deleitar com esta deliciosa receita de bolo de fubá da minha mãe. Espero que vocês gostem.

Bolo de Fubá da Mamãe
Print
Ingredients
  1. 4 ovos
  2. 1/2 xícara de óleo
  3. 1 colher de manteiga
  4. 1 e 1/2 xícara de açúcar
  5. 3 xícaras de fubá fino
  6. 2 e 1/2 xícaras de leite (temperatura ambiente)
  7. 1 colher de fermento
Instructions
  1. Bata os ovos num recipiente. Adicione o açúcar, o óleo e a manteiga. Bata bem.
  2. Adicione o fubá e o leite aos poucos. Vá intercalando. Misture bem até ficar homogêneo.
  3. Adicione o fermento em pó e misture.
  4. Unte uma forma redonda, unte com manteiga e polvilhe com canela.
  5. Asse em forno pré-aquecido à 180 C ou 350 F por 40 min a 1 hora. Até ficar moreno e bem assado no meio. Faça o teste do palito para ter certeza. Mas não abra o forno antes de 40 minutos.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Leave a Reply