Financier

Hoje vou apresentar para vocês uma receita da culinária francesa. 

O financier (o financeiro em francês) é um pequeno e delicado bolo francês feito com farinha de amêndoa, geralmente assado em forminhas pequenas, semelhantes ao petit fours. Leve e úmido com um exterior um pouco crocante, parecido com casca de ovo.

Originalmente feita pela ordem das freiras de Visitandine (Ordem de Visitação da Virgem Maria), de freiras da Idade Média, o financier foi popularizado no século XIX. O nome deriva do tradicional molde retangular, que se assemelha a uma barra de ouro. De acordo com uma outra tradição, o bolo tornou-se popular no distrito financeiro de Paris que cerca a bolsa de valores de Paris, como o bolo que poderia ser armazenado no bolso facilmente por longos períodos sem ser danificado. (Fonte: wikipedia)

Muito legal a história deste bolinho não? A única diferença da minha receita é que assei em forminhas redondas. Então, não irá parecer com barrinhas de ouro, mas facilmente poderá ser armazenada nos bolsos…  😆 

Comi e aprendi esta receita num mercadinho de orgânicos aqui da minha cidade, cuja chef faz receitas funcionais maravilhosas. Sorte a minha de ter encontrado este espaço aqui na minha cidade natal.

Financier
Print
Ingredients
  1. 2 colheres de sopa (30 g) de manteiga derretida para untar as forminhas
  2. 1 xícara (140 g) de farinha de amêndoas
  3. 2/3 de xícara (210 g) de açúcar de confeiteiro (pode usar adoçante ou açúcar de coco)
  4. 1/2 xícara (70g) de farinha de trigo
  5. Pitada de sal
  6. 3/4 xícara (185 g) de claras (5 a 6)
  7. 3/4 xícara (185 g) de manteiga derretida
Instructions
  1. Pré aqueça o forno à 450 F ou 230 C.
  2. Com um pincél, use as 2 colheres de sopa de manteiga derretida para untar os moldes. Arrume-os lado a lado, mas sem tocar, em uma assadeira. Coloque a assadeira com os moldes no congelador para solidificar a manteiga e facilitar na hora de desenformar.
  3. Em uma tigela grande, misture as amêndoas, açúcar, farinha e sal. Misture bem. Adicione as claras em neve e misture até ficar homogêneo. Adicione 3/4 de xícara de manteiga e misture bem.
  4. Com auxílio de uma colher coloque a massa nos moldes, enchendo-os quase até a borda. Coloque a assadeira no centro do forno. Asse até subir, cerca de 7 minutos. Reduza o calor para 400 ° F (205 ° C). O processo é rápido, pois são bolinhos delicados, e começam a se firmar, em cerca de 7 minutos. Desligue o forno e deixe os bolinhos descansarem no forno até ficar firme, cerca de mais 7 minutos.
  5. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar ainda na forma por 10 minutos. Desmoldar.
Notes
  1. Lavar os moldes imediatamente com uma escova rígida em água quente sem detergente para que eles mantenham seu formato.
  2. Os financiers podem ser armazenados em um recipiente fechado por 7 dias.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Leave a Reply