Pasta Tailandesa com Amendoim e Gengibre

Dia 13 de setembro aqui Estados Unidos é o dia National do Amendoim! Muitos devem saber que o amendoim por aqui é muito consumido em forma de manteiga no famoso peanut-butter-jelly-sandwich

Eu já vou falando logo que devo ter comido manteiga de amendoin uma vez na vida, no máximo duas. Meu paladar não aceitou muito, então vai ser quase impossível você encontrar o danado aqui em casa.  😆 

Mas amendoim torrado ou cozido pode mandar pra cá que eu adoro! Pra festejar o dia do amendoim resolvi testar uma receita Tailandesa. Antes um pouco de informação:

O amendoim é rico em antioxidantes. Não só os amendoins são altos em nutrientes necessários, como vitamina E, magnésio, niacina, fósforo, B6, ferro, selênio, zinco e muitos outros, mas, quando combinados com outros alimentos ricos em nutrientes, estudos mostram que essa leguminosa surpreendente nos ajuda a melhor absorção de desses nutrientes. 

A receita pedia por manteiga de amendoim. Mas eu não queria me comprometer a um pote inteiro de manteiga de amendoim, ai fui atrás de aprender como fazê-la em casa. 

Super simples:  1  xícara de amendoim torrado (salgados ou não) + 1 colhere de sopa de mel + pitada de sal opcional (se estiver usando amendoim sem sal). Bate tudo em um processador (pelo menos 5 minutos) até virar uma pasta bem homogênea. Se achar que a manteiga ficou muito firme, adicione 1/2 colher do sopa de oléo de amendoim, ou qualquer outro oléo de sabor neutro (canola, por exemplo). Armazene em um recipiente hermético à temperatura ambiente por até um mês. Fácil né? 

Vamos a receita de Pasta Tailandesa com Amendoim e Gengibre, peguei a inspiração daqui, mas resolvi adicionar outros ingredientes.  Se você não tiver nenhum macarrão asiático, você pode substituir por qualquer massa tradicional, como fettuccini ou linguini. Outra opção ainda mais saudável é usar o pasta de abobrinha. 

 

Pasta Tailandesa com Amendoim e Gengibre
Serves 2
Print
INGREDIENTES
  1. 170 gramas de macarrão asiático (por exemplo: soba ou macarrão de arroz)
  2. 1 cenoura cortadas em fatias finas
  3. 1/2 peito de frango, cortado em cubos
  4. 1/2 xícara de brócolis picado,
  5. 1/2 pimentão vermelho em fatias finas, cozido ao vapor
MOLHO
  1. 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
  2. 1 1/2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  3. 1 colheres de sopa mel
  4. 2 colheres de sopa molho de soja
  5. 1 colheres de sopa vinagre de arroz
  6. 1 dente de alho amassado (para o molho)
  7. 1 dente de alho amassado (para o frango)
  8. 1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado
  9. Decoração opcional: cebolinhas verdes cortadas em fatias finas e sementes de gergelim.
PREPARO
  1. Cozinhe e escorra o macarrão de acordo com as instruções da embalagem.
  2. Enquanto o macarrão cozinha, em uma tigela pequena, adicione o óleo de gergelim, manteiga de amendoim, mel, molho de soja, vinagre de arroz, alho e gengibre. Bata até ficar bem homogêneo e combinado.
  3. Em um frigideira, frite o alho com o oleo de gergelim em fogo médio. Cozinhe o frango por 7-10 minutos, ou até que ele fique dourado. Misture o brocólis, cozinhe por mais 3 minutos. E por último a cenoura e o pimentão, cozinhe por mais 1 minuto.
  4. Misture o macarrão já cozido, e misture com um pegador, delicadamente
  5. Despeje o molho sobre os vegetais e o macarrão ainda quentes. Misture com cuidado para o molho cobrir bem o macarrão e os vegetais.
  6. Opcional: topo cada porção com 1 cebola verde fatiada e ½ colher de chá de sementes de gergelim.
NOTA
  1. Se você não tiver nenhum macarrão asiático, você pode substituir por qualquer massa tradicional, como fettuccini ou linguini. Outra opção ainda mais saudável é usar o pasta de abobrinha.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Sirva logo em seguida e quente, porque a pasta de arroz absorve bastante o molho e a pasta pode ficar um pouco seca. Mas o sabor estará lá, eu garanto. 😉  

Gostou da dica? Até a próxima! 

 

 

 

 

Leave a Reply