Experimentando sabores um prato de cada vez!

Bolinho de Risoto

Bolinho de Risoto

Já que estamos na semana da criança, vou passar uma receita que lembra muito a minha infância. Bolinho de Arroz! Sempre quando sobrava aquele restinho de arroz pronto e minha mãe tinha dó de jogar fora – certa ela – eis que surgia esta iguaria dos deuses…ela misturava com ovos, alguns legumes que tinham na geladeira e tchanan!!!! Aquela delícia era apresentada na hora do almoço!

Aqui na Califórnia, encontrei um bolinho maravilhoso de risoto num restaurante que eu adoro que é o Nick’s next Door, em downtown Los Gatos. Como o nome diz, o dono deste bistrô é o tal Chef Nick, que tem um talento nato, seu menu é incrível e recomendo muito! Dentre as delícias encontradas no menu, há este bolinho em sua entrada…o nosso típico bolinho de arroz, só que mais incrementado e chic! A base é um risoto e depois se cria o bolinho.

Confesso que dá mais trabalho, pois tem que fazer o risoto primeiro e depois os bolinhos. O que dá para fazer é desfrutar o risoto num dia e o que sobrar faça o bolinho no dia seguinte.

Embora seja mais trabalhoso, vale a pena experimentar. Se não quiser mexer com fritura, pode fazer na air fryer.  Faça, tenho certeza que não se arrependerá!

Bolinho de Risoto
Print
INGREDIENTES
  1. 6 xícaras de caldo de galinha
  2. 4 colheres de manteiga
  3. 3 dentes de alho amassados
  4. 1 cebola picadinha
  5. 1 e 1/3 de xic de arroz arbóreo
  6. 1/3 xic de vinho branco
  7. 115 g de prosciutto picado
  8. 115 g de mozzarela fresca ralada
  9. 1 xícara de queijo parmesão ralado
  10. 1 xícara de salsa picada
  11. 1/4 colher de chá de noz moscada ralada
  12. sal e pimenta à gosto
  13. oléo para fritura
  14. 1/2 xícara de farinha
  15. 4 ovos
  16. 1 e 1/2 xic de farinha de pão
PREPARO
  1. Aqueça o caldo de galinha em fogo médio em uma panela grande. Mantenha morno.
  2. Numa outra panela, aqueça a manteiga em fogo médio, adicione a cebola e o óleo, e cozinhe por 8 minutos até que fique transparente.
  3. Adicione o arroz e mexa por uns 2 minutos. Coloque o vinho e cozinhe até evaporar, por 1 minuto.
  4. Ainda em fogo médio, adicione 1/2 xícara de caldo de galinha, deixe cozinhar até que o líquido seja absorvido. Repita este processo até que todo caldo seja utilizado e o arroz esteja macio. Por volta de 40 min.
  5. Transfira a mistura para um bowl, misture o prosciutto, a mozzarela, o parmesão, a salsa, noz moscada, o sal e a pimenta.
  6. Depois de frio, use suas mãos para fazer bolinhas.
  7. Para empanar: molhe cada bolinho na farinha de trigo, depois na mistura dos ovos batidos, e depois na farinha de pão.
  8. Frite os bolinhos em óleo quente (350 F ou 180 C) por 5 minutos e escorra no papel toalha para drenar a gordura.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

 


Related Posts

Mini Almôndegas de Frango à Grega

Mini Almôndegas de Frango à Grega

Dia de compra de supermercado aqui em casa é sempre dia de “organização” na cozinha. Eu tento, sempre que possível, dividir as carnes em porções e vai tudo pro freezer. Facilita bastante minha vida na cozinha. Na hora de descongelar  só tiro o que eu […]

Camarão Saganaki, delícia que vem lá da Grécia

Camarão Saganaki, delícia que vem lá da Grécia

Se você está aí pensando que essa é uma receita japonesa de camarão, você está muito enganada. Hoje a receita vem lá da Grécia, servido em qualquer fish tavern à beira mar. Por ser uma receita bem típica, aqui vai uma versão mais americanizada, já que encontrar os […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *