Experimentando sabores um prato de cada vez!

Pastel Mineiro de Milho

Pastel Mineiro de Milho

A receita de hoje é uma homenagem a minha saudosa avó materna, a Dona Rita.

Uma das lembraças de infância mais queridas que eu tenha é de chegar na casa de minha avó e ver ela com suas mãozinhas pequenas fazendo os seus famosos pastéis de milho. A casa dela tinha um cheiro delicioso de comida mineira e ver no rosto dela a alegria de ter o netos todos em volta sobereando seus quitutes. Só de lembrar, meus olhos enchem de lágrimas.. tempo bom que não volta mais.

Eu troco qualquer pastel de feira por esse pastel de milho. E quando eu digo pastel de milho, eu quero dizer que a massa é de milho, que isso fique bem claro. 

A consistência fica bem sequinha e crocante, por dentro o recheio de carne bem molhadinho. O método tradicional de cozimento é  fritá-los em óleo bem quente até ficarem dourados. Essa parte eu adaptei, hoje eu uso a Air Fryer. Se quiser variar o sabor, corte fatias de queijo temperado com ervas e substitua a carne.

Outras dica fundamental é colocar literalmente a mão na massa, sovando bem. Não tem jeito. Mas não tem muito erro: se a massa estiver muito mole, coloque mais farinha de milho. Se ficou muito dura, é só por mais água”. 

Depois de “fritar’ os pasteis, você só precisa “passar” um café fresquin e reunir a família em torno da mesa, saborear essa delícia e prosear bastante. 

 

Pastel Mineiro de Milho
Yields 25
Print
INGREDIENTES
Massa
  1. 500 g de farinha de milho
  2. 1 1/4 de xícara de polvilho azedo
  3. 4 de xícaras de água fervida
  4. 1/2 colher de sopa de sal
Recheio
  1. 1 kg de carne moída
  2. 1/2 cebola picada
  3. 2 dentes de alho amassados
  4. 3 colheres de sopa de salsinha picada
  5. 1 batata média, descascada e cortada em cubos pequenos (opcional)
  6. 1 colher de sopa de azeite de oliva
  7. Sal e pimenta preta moída a gosto
PREPARO
Recheio
  1. Refogue o alho e a cebola no azeite.
  2. Em seguida junte a carne moída e as batatas. Cozinhe por 15 minutos, ou até a carne e a batata cozinhem. Por fim, tempere com sal e pimenta preta e acrescente a salsinha. Reserve
Massa
  1. Em uma tigela grande misture a farinha de milho ao polvilho até que a farinha de milho vire uma farofa. Adicione o sal e misture.
  2. Despejar a água quente sobre a mistura de farinha de milho e polvilho, mexendo sempre com uma colher de pau, até formar uma espécie de angu firme. Deixar esfriar um pouco e sove bastante entre 5-10 minutos, a massa tem que ficar bem lisa.
  3. Divida a massa em 4, e vá abrindo aos pouco. Cubra a massa que não estiver em uso com um papel toalha úmido para não ressecar.
  4. Abra a massa com um rolo de abrir massa (1/2 cm de espessura). Com um cortador redondo (usei um de 13cm de diametro), cortar a massa, rechear com a carne moída e fechar, apertando bem as extremidades, no formato de pastel.
  5. "Fritar"na Air Fryer por 10 minutos à 400F com um pouco de oléo spray pra dar dourar.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
E como se diz lá em Minas: inté mais!  🙂 


Related Posts

Mini Almôndegas de Frango à Grega

Mini Almôndegas de Frango à Grega

Dia de compra de supermercado aqui em casa é sempre dia de “organização” na cozinha. Eu tento, sempre que possível, dividir as carnes em porções e vai tudo pro freezer. Facilita bastante minha vida na cozinha. Na hora de descongelar  só tiro o que eu […]

Camarão Saganaki, delícia que vem lá da Grécia

Camarão Saganaki, delícia que vem lá da Grécia

Se você está aí pensando que essa é uma receita japonesa de camarão, você está muito enganada. Hoje a receita vem lá da Grécia, servido em qualquer fish tavern à beira mar. Por ser uma receita bem típica, aqui vai uma versão mais americanizada, já que encontrar os […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *