Experimentando sabores um prato de cada vez!

Pavê

Pavê

Por aqui a semana vai ser mais curtinha, já que é semana de Thanksgiving, ou dia de ação de graças.  Muita gente tira a semana de férias para viajar com a família.

Nos adaptamos muito bem a esse feriado, e embora seja uma data bem especial para os americanos a gente aprendeu a celebrar também.   Todo ano viajamos com uma turma de amigos para celebrar o que chamamos de Friendsgiving, já que nós não temos família aqui por perto, os amigos acabam virando nossa família mesmo. 

O feriado pode ser americano, mas o cardápio é abrasileirado. E esse ano que decidi incorporar mais uma sobremesa bem famosa no Brasil: PAVÊ!  É essa receita que eu vou mostrar hoje do clássico pavê de chocolate. 

 

Pavê é uma sobremesa de origem francesa e seu nome é uma derivação da palavra “pavage”, que quer dizer “pavimento”. Isso faz muito sentido quando lembramos que o pavê é uma montagem em camadas de creme e biscoitos que se sobrepoem como se fosse um pavimento! “

 

Eu usei o biscoito champagne, porque gosto ta consistência mais parecida com bolo. Aqui ele é chamado de Lady Fingers. Eu gosto muito dessa marca ai ao lado e consigo encontrar fácil no supermercado Whole Foods.  Mas essa receita tambem pode ser feita com bolacha Maria,  se essa for sua preferência.

 

Pavê
Print
INGREDIENTES
CREME BELGA
  1. 1 lata de leite condensado
  2. 1colher de sopa de maisena
  3. 1 copo de leite integral – 200ml
  4. 3 gemas
  5. 1 caixinha de creme de leite – 200ml
  6. ½ fava de baunilha ou 1 colher de sobremesa de essência de baunilha.
CREME DE CHOCOLATE
  1. 1 lata de leite condensado
  2. 1colher de sopa de manteiga
  3. 150 gramas de chocolate meio amargo picado
  4. 1 caixinha de creme de leite – 200ml
EXTRAS
  1. Biscoitos Champagne (ou biscoitos Maria)
  2. Leite para molhar os biscoitos
PREPARO
CREME BELGA
  1. Em uma panela, fogo médio, coloque o leite condensado e leve ao fogo baixo.
  2. Junte 1 copo de leite integra, 200ml. Dissolva nesse leite a maisena
  3. Leve essa mistura a panela com o leite condensado. Misture.
  4. Acrescente as gemas já peneiras e misture-as com ajuda de um fouet.
  5. Junte as sementinhas da fava de 1 baunilha e misture.
  6. Acrescente também a fava na baunilha na infusão.
  7. Fogo baixo e paciência, siga mexendo até que o creme encorpore. Após engrossar siga mexendo sempre e deixe cozinhar por 1a 2 minutos até que o gosto do amido fique bem suave.
CREME DE CHOCOLATE
  1. Em uma panela derreta a manteiga, misture o leite condensado e o chocolate picado, deixe cozinhar em fogo médio até dar ponto de brigadeiro (até que comece a desgrudar da panela). Apague o fogo, e misture o creme de leite.
MONTAGEM
  1. Monte o pavê em um refratário fundo, primeiro colocando uma camada biscoito humidecido no leite (molhe o biscoito até ficar bem úmido, sem deixá-lo despedaçar), seguida de uma camada de creme belga. Repita o processo até acabar os biscoitos.
  2. A última camada deverá ser de biscoitos e por fim o creme de chocolate. Decore com raspas de chocolate (opcional)
  3. Leve à geladeira para gelar de um dia para o outro. E ele estará pronto para servir.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Até a próxima! Happy cooking!

 


Related Posts

Alfajor

Alfajor

A receita de hoje é docinha-docinha e vem lá da Argentina, o alfajor é considerado sobremesa ideal para acompanhar um cafezinho após as refeições. Esses biscoitinhos recheados, que fazem lembrar o nosso bem-casado brasileiro. Quem não gosta?  Ontem na aula foi dia de comida da America do Sul. Tivemos comida do […]

Cupcakes Formigueiro

Cupcakes Formigueiro

Esse bolo me lembra infância! A ultima vez que eu fiz ele foi para o café com as amigas, e o filho de uma delas comeu vários pedaços. Provando, portanto, que esse bolo é sucesso garantido entre a criançada. As amigas me pediram pra colocar […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *