Experimentando sabores um prato de cada vez!

Salada de Trigo com Vegetais

Salada de Trigo com Vegetais

Oi gente, tô passando aqui rapidinho para dividir com vocês essa receita de salada de trigo com vegetais, super rápida e nutritiva que eu aprendi no curso de culinária a umas semanas atrás.

Vou contar uma coisa pra vocês… quando eu fiquei sabendo que ia fazer essa receita, eu meio que virei o nariz. Achei que ia sera mais um prato daqueles sem gracça que eu nunca ia preparar em casa.  Para minha surpresa, eu amei esse prato!  E é por isso que ele veio parar aqui. <3. 

Ela é feita com trigo mais grosso do que o nosso do Brasil. Aqui esse trigo é conhecido como Bulgur, e é muito usado na culinária mediterranea. 

O trigo bulgur é uma fonte muito melhor de vitaminas , minerais, fibras, antioxidantes e fitonutrientes (se comparado com outros tipos de trigo). Bulgur é baixo em gordura, rico em minerais como manganês, magnésio e ferro, além de ser uma boa fonte de proteína à base de plantas. Além disso, o trigo bulgur fornece uma dose muito boa de fibra dietética que você precisa para a saúde digestiva e cardíaca – mais de 25% das suas necessidades diárias em cada uma das doses! 

Embora o trigo bulgur é definitivamente um passo acima de carboidratos refinados ou alimentos açucarados, ainda é melhor ter moderação. E se você tem uma alergia conhecida ou sensibilidade ao glúten, você deve evitar completamente o trigo bulgur. (Fonte)

Vamos lá aprender a receita de hoje? 

Salada de Trigo com Vegetais
Yields 6
Print
INGREDIENTES
  1. 2 xícaras de trigo, tipo Bulgur
  2. 2 xícaras de água fervida
  3. 1 abobrinha média, cortado em pedaços médios
  4. 1 cenoura média, cortado em pedaços médios
  5. 1 cebola roxa pequena, cortado em pedaços médios
  6. 1/2 pimentão vermelho, cortado em pedaços médios
  7. 1/4 de xícara de azeite extra-virgem
  8. Sal & pimenta preta moída
  9. 1 colher de sopa de extrato de tomate
  10. 1/4 de xícara de suco de limão fresco
  11. 1/2 pepino médio, cortado em pedaços de médios à pequeno
  12. Lascas de pimenta vermelha (opcional)
PREPARO
  1. Pré-aqueça o forno a 400F / 200C.
  2. Numa tigela grande, cubra o trigo com a água fervida. Cubra a tigela com um prato e deixe descansar até que toda a água tenha sido absorvida e o trigo esteja macio, cerca de 20 minutos.
  3. Nesse meio tempo, em uma assadeira regue a abobrinha, cenoura, pimentão e cebola com 2 colheres de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta preta, e misture bem.
  4. Asse por cerca de 15 minutos ou até que os vegetais estejam macios. Retire do forno, e deixe esfriar.
  5. Cheque o trigo, mexendo com um garfo. Escorra qualquer excesso de água que tenha sobrado. E misture o extrato de tomate. Junte os vegetais assados, suco de limão, pepino e o restante do azeite.
  6. Ajuste o sal e a pimenta preta. Se preferir adicione as lascas de pimenta preta.
  7. Sirva em temperatura ambiente ou gelada.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Esperoq ue tenham gostado da dica de hoje. Até a próxima & happy cooking! 

 

 


Related Posts

Molho de Tomate Caseiro

Molho de Tomate Caseiro

Tomate é fruta ou legume? Independente de classificação, molho de tomate está presente em vários pratos, desde uma simples pizza, massas, legumes e até sopas. Sem falar que eu amo tomate de todos os tipos! Agora, todo mundo sabe que aqueles molhos prontos que são […]

Abóbora Espaguete Recheada

Abóbora Espaguete Recheada

Uma das melhores coisas sobre abóbora espaguete, ou spaghetti squash como a gente conhece aqui: é baixa em carboidratos. Definitivamente mais baixo em carbs do que o macarrão, servindo como um excelente substituto pra ele. E a gente adora comida low carb!  É também um vegetal super […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *