Salada de Trigo com Vegetais

Oi gente, tô passando aqui rapidinho para dividir com vocês essa receita de salada de trigo com vegetais, super rápida e nutritiva que eu aprendi no curso de culinária a umas semanas atrás.

Vou contar uma coisa pra vocês… quando eu fiquei sabendo que ia fazer essa receita, eu meio que virei o nariz. Achei que ia sera mais um prato daqueles sem gracça que eu nunca ia preparar em casa.  Para minha surpresa, eu amei esse prato!  E é por isso que ele veio parar aqui. <3. 

Ela é feita com trigo mais grosso do que o nosso do Brasil. Aqui esse trigo é conhecido como Bulgur, e é muito usado na culinária mediterranea. 

O trigo bulgur é uma fonte muito melhor de vitaminas , minerais, fibras, antioxidantes e fitonutrientes (se comparado com outros tipos de trigo). Bulgur é baixo em gordura, rico em minerais como manganês, magnésio e ferro, além de ser uma boa fonte de proteína à base de plantas. Além disso, o trigo bulgur fornece uma dose muito boa de fibra dietética que você precisa para a saúde digestiva e cardíaca – mais de 25% das suas necessidades diárias em cada uma das doses! 

Embora o trigo bulgur é definitivamente um passo acima de carboidratos refinados ou alimentos açucarados, ainda é melhor ter moderação. E se você tem uma alergia conhecida ou sensibilidade ao glúten, você deve evitar completamente o trigo bulgur. (Fonte)

Vamos lá aprender a receita de hoje? 

Salada de Trigo com Vegetais
Yields 6
Print
INGREDIENTES
  1. 2 xícaras de trigo, tipo Bulgur
  2. 2 xícaras de água fervida
  3. 1 abobrinha média, cortado em pedaços médios
  4. 1 cenoura média, cortado em pedaços médios
  5. 1 cebola roxa pequena, cortado em pedaços médios
  6. 1/2 pimentão vermelho, cortado em pedaços médios
  7. 1/4 de xícara de azeite extra-virgem
  8. Sal & pimenta preta moída
  9. 1 colher de sopa de extrato de tomate
  10. 1/4 de xícara de suco de limão fresco
  11. 1/2 pepino médio, cortado em pedaços de médios à pequeno
  12. Lascas de pimenta vermelha (opcional)
PREPARO
  1. Pré-aqueça o forno a 400F / 200C.
  2. Numa tigela grande, cubra o trigo com a água fervida. Cubra a tigela com um prato e deixe descansar até que toda a água tenha sido absorvida e o trigo esteja macio, cerca de 20 minutos.
  3. Nesse meio tempo, em uma assadeira regue a abobrinha, cenoura, pimentão e cebola com 2 colheres de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta preta, e misture bem.
  4. Asse por cerca de 15 minutos ou até que os vegetais estejam macios. Retire do forno, e deixe esfriar.
  5. Cheque o trigo, mexendo com um garfo. Escorra qualquer excesso de água que tenha sobrado. E misture o extrato de tomate. Junte os vegetais assados, suco de limão, pepino e o restante do azeite.
  6. Ajuste o sal e a pimenta preta. Se preferir adicione as lascas de pimenta preta.
  7. Sirva em temperatura ambiente ou gelada.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Esperoq ue tenham gostado da dica de hoje. Até a próxima & happy cooking! 

 

 

Leave a Reply