Inverno para mim é temporada das sopas, caldos e afins. Adoro sopas, e normalmente tento fazer elas mais saudáveis e magrinhas tanto quanto possível, mas a receita de hoje fugiu um pouco desse critério.
É que tem horas que a gente quer comer mesmo uma comidinha que lembra nossas raízes, ser feliz e matar a saudade da comida boa. A receita de hoje é a de canjiquinha bem mineira com costelinha de boi (e não de porco como na receita tradicional).
O milho é considerado um dos alimentos mais nutritivos que existe, pois contém praticamente todos os aminoácidos. Ele também é um dos mais conhecidos, utilizado seja para consumo humano ou para produção de ração animal. Não é a toa que seu nome indígena significa “sustento a vida”. (Fonte)
Morar fora e querer comer comida da terrinha as vezes fica complicado de achar os produtos necessários.
Comprei a canjiquinha no mercado portugues que vende produtos brasileiros, mas pra quen não consegue encontrar a nossa canjiquinha é só usar o Corn Grits.
A costelinha no supermercado comum, que em inglês chama Beef Chuck Short Ribs.
A receita hoje é dupla. Vou ensinar meu jeito preferido de cozinhar a costela de boi sem panela de pressão, que pode e deve ser preparada com antecedência pra já adiantar o tempo de preparo da canjiquinha. O cozimento da costela sem a panela de pressão é mais demorado. Se estiver com pressa , vale a pena pegar um atalho e cozinhá-la na pressão.
- 1 kilo de costela de boi
- 1 cebola roxa em rodelas
- 1 pimentão vermelho em fatias finas
- 1 folha de louro grande
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 xícaras de caldo de carne líquido (ou água)
- Sal & Pimenta preta moída
- 4 dentes de alho amassados
- 1 colhere de sopa de azeite
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- 1 colher de sopa de bacon picado
- 1 xícara de canjiquinha
- 2 xícaras de água + Caldo do cozimento da costela
- 4 colheres de sopa de salsinha
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cebolinha picada para servir.
- Pré-aqueça o forno a 350F/180C.
- Em uma panela (com tampa) que possa ir ao forno, doure os pedaços de costela no azeite. Doure todos os lados. Reserve.
- Cubra o fundo da panela com a cebola e o pimentão. Volte com os pedaços de costela pra panela, e tempere com sal & pimenta preta.
- Adicione a folha de louro e o caldo de carne líquido.
- Tampe a panela e leve ao forno por umas 3 horas, ou até que a carne esteja bem macia.
- Desfie parte da costela, e deixe outros pedaços inteiros para servir. Reserve.
- Numa outra panela, doure o bacon no azeite.
- Misture o alho, o tomate, a cebola.
- Junte a canjiquinha, a água e o caldo do cozimento da costela. Adicione a costela desfiada e a salsinha. Ajuste o sal & pimenta.
- Tampe a panela, e deixe cozinhar em fogo baixo até que a canjiquinha esteja cozida, acrescentando mais água se necessário.
- Sirva a seguir com o cebolinha picadinha, e um pedaço de costela inteira por cima.