Panquecas de Quinoa

A quinoa é qualificada como um dos melhores alimentos de origem vegetal, fazendo parte do cardápio dos astronautas da NASA. Seu valor nutricional é comparado às proteínas de origem animal. Possui cerca de 15% de proteína, sendo mais que o dobro da quantidade proteica dos outros cereais como trigo, arroz, cevada. Esta proteína é muito rica nos aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos pelo organismo humano, e isto eleva seu valor biológico. Todos os seus aminoácidos essenciais estão em quantidade bem superior quando comparados com trigo e leite.

Além da proteína de alta qualidade, a quinoa é rica nas vitaminas A,B6,B1 e em menor quantidade nas vitaminas E e C, em minerais como ferro, fósforo, cálcio e zinco, e em fibras. 
Outra característica importante da quinoa é a ausência de glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. Pessoas com Doença Celíaca, apresentam intolerância ao glúten, precisando retirá-lo totalmente da dieta. A quinoa aparece como uma alternativa alimentar. Algumas indústrias já estão produzindo alimentos como pão, macarrão, farinhas, barra de cereais de quinoa.

E por esta característica importante, por ser sem glúten, adquiri esta receita no meu café da manhã. Vocês deveriam testar, pois além de deliciosa é super saudável.

Panqueca de Quinoa
Print
Ingredientes
  1. 2 xic de farinha de quinoa
  2. 2 colheres de açúcar marrom ou adoçante culinário (eritritol ou xilitol)
  3. 2 colheres de fermento em pó químico
  4. 2 colheres de canela (opcional)
  5. 1 xicara e 1/2 de leite (de vaca ou vegetal)
  6. 2 colheres de azeite (para untar a frigideira)
  7. 1 colher de chá de extrato de baunilha
  8. 2 ovos
Modo de Fazer
  1. Num bowl grande, junte todos os ingredientes secos e mexa até incorporá-los.
  2. Num outro recipiente junte os ingredientes líquidos e mexa bem.
  3. Misture as duas misturas até ficar bem homogêneo.
  4. Coloque uma frigideira untada para esquentar num fogo médio.
  5. Esparrame 4 colheres da mistura e espalhe bem para cobrir toda área da frigideira. Quanto menos você botar, mais fina ficará a panqueca, fica a seu critério)
  6. Deixe fritar uns 1-2 minutos de cada lado ou até você ver que está desgrudada do fundo. Podendo variar de fogão para fogão o tempo de cozimento.
  7. Sirva com frutas e xarope de bordo.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Leave a Reply