Experimentando sabores um prato de cada vez!

Pound Cake

Pound Cake

Pensa naquele bolo curinga que dá pra servir com vários acompanhamentos… geléias,  frutas frescas, sorvete, manteiga ou simplesmente polvilhado com açúcar de confeiteiro.  Por ser um bolo simples, ele é muitas vezes usado como coadjuvante em outras receitas.

To falando do Pound Cake. Ele refere-se a um tipo de bolo tradicionalmente feito com uma libra (que é aproximadamente 500 gramas) de cada um dos quatro principais ingredientes: farinha, manteiga, ovos e açúcar. Os bolos de libra são geralmente assados em forma retangular (do tipo de pão de forma) ou em forma de furo no meio (tipo bundt).

Acredita-se que esse é de origem dele seja do norte da Europa da época de 1700! Ao longo do tempo, os ingredientes desse bolo mudaram e hoje existem várias versões por ai, não necessariamente seguindo aquela proporção que eu citei acima.

O modo de preparo é o que costuma ser igual para todas as receitas de Pound Cake, que tambem é peculiar se comparado com o preparo de outros tipos de bolos. Bate-se todos os ingredientes secos junto com a manteiga, e só depois junta-se os ingredientes liquidos. Diferente né?

 

 

Este método além de ser mais rápido do que o método tradicional, produz  bolos com uma textura fina e macia. Testei e aprovei! Quer aprender?

 

Pound Cake
Print
Cook Time
25 min
Cook Time
25 min
Ingredients
  1. ¾ colher de cha de fermento em pó
  2. 1 ⅓ xícara de farinha de bolo
  3. ¼ colher de chá de sal
  4. ¾ xícara de açucar
  5. 1 ½ colher de chá de extrato de baunilha
  6. 13 colheres de sopa de manteiga
  7. 3 colheres de sopa de leite
Instructions
  1. Na batedeira, bate a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e a manteiga em pedaços. Até obter uma consistência bem cremosa.
  2. Em outra vasilha, bata levemente os ovos, o leite e o extrato de baunilha. Vá acrescentando essa mistura aos poucos a massa do bolo que está na batedeira. Bata até incorporar todos os ingredientes.
  3. A massa vai ficar bem cremosa e firme.
  4. Despeje a massa em uma forma retangular (tipo de pão de forma ou de furo no meio) untada e enfarinhada.
  5. Asse em forno pre-aquecido 350F/180C por 25 minutos ou até que passe no teste do palito.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Espero que tenham gostado da dica de hoje, e se fizerem em casa, vem falar pra gentiii!  😉 

 


Related Posts

Bolo de Banana com Nozes do Starbucks

Bolo de Banana com Nozes do Starbucks

Para quem me conhece um pouco, sabe que amo fazer bolos. Aqui em casa é regra: toda semana tem bolo fresquinho para acompanhar meus cafés (que minha nutricionista não leia isso :)). Entretanto, na maioria das vezes adiciono fruta aos bolos.  Gosto do sabor adicionado e também […]

Bolo de Cenoura sem Glúten

Bolo de Cenoura sem Glúten

Este é um dos clássicos da culinária brasileira. Sim, aquele velho e bom bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Desta vez numa versão saudável, sem glúten!!! Fui substituindo as farinhas e cheguei nesta receita perfeita, que foi elogiada por todos! Aproveitando esta receita, hoje […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *