Experimentando sabores um prato de cada vez!

Ravióli de Batata

Ravióli de Batata

Esta receita de ravióli com batata é boa para fazer num domingo com amigos, quando você tem um tempinho extra. É aquele tipo de receita que não é prática, tem que estar de bom humor e disposição, pois leva um pouquinho mais de tempo e trabalho. Tenho certeza que é uma receita que vai unir a família toda, pois é uma delícia de fazer. 

Antes um pouquinho de história… 

A origem do nome vem de uma palavra medieval “rabiola”. De rabiola à ravioli, nome que foi documentado pela primeira vez em 1243 como uma especialidade da região de Cremona, mas que logo se difundiu por toda a Itália. A chegada no Brasil veio com aos imigrantes italianos no final do século XIX.

Sabia que o termo ravióli é dado para qualquer tipo de massa que seja recheada? Segundo a história conta que o primeiro ravióli catalogado era recheado de ricota e folha de rabanete. Diferente né? O conceito evolui tanto que atualmente  é possível encontrar ravioli com os mais diversos recheios. Para nossa sorte!  😀 

A receita de hoje eu achei no site da Ana Maria Braga, nossa deusa da culinária! 

 

Ravióli de Batata
Print
Ingredientes
  1. ½ kg de batata com casca
  2. 100 g de ricota
  3. 50 g de queijo parmesão ralado
  4. 1 gema
  5. sal a gosto
  6. 150 g de farinha de trigo
  7. 300 g de recheio de sua preferência (usei de frango)
Modo de Preparo
  1. Coloque ½ kg de batata Asterix com casca em uma panela com bastante água e leve ao fogo médio até cozinhar. Escorra e retire a casca. Passe as batatas (sem a casca) pelo espremedor. Adicione 100 g de ricota, 50 g de queijo parmesão ralado, 1 gema, sal a gosto e misture. Acrescente 150 g de farinha de trigo, aos poucos, mexendo bem, até formar uma massa firme.
  2. Em uma superfície lisa e enfarinhada, coloque a massa de batata e com um rolo abra bem até uma espessura de +/- 0,5 cm. Com a boca de um copo largo corte a massa em discos. Sobre cada disco coloque o recheio de sua preferência (frango desfiado, carne moída, frios picadinhos). Dobre os discos fechando bem formando um ravióli.
  3. Cozinhe os ravioles em água fervente salgada; quando eles subirem, deixe por mais 1 minuto. Retire-os com uma escumadeira e coloque em uma tigela com água gelada. Escorra.
  4. Em uma frigideira quente com manteiga, coloque os ravioles e leve ao fogo médio até dourar. Retire do fogo e sirva em seguida com o molho de sua preferência.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
E como dizem os italianos: Buon appetito! 

 

 


Related Posts

Tagliatelle Caseiro com  Ragu à Bolonhesa

Tagliatelle Caseiro com Ragu à Bolonhesa

Hoje o post é dose dupla. A Ciça já comentou aqui que estamos fazendo um curso de culinária. Estamos aprendendo várias receitas novas, e já começamos a dividi-las aqui com vocês. Hoje vou ensinar uma receita de massa de macarrão caseira e molho caseiro que aprendi nesse […]

Abóbora Espaguete com Camarão ao Alho

Abóbora Espaguete com Camarão ao Alho

Sabe uma coisa que eu não consigo entender? Como pode ter gente que não gosta de camarão!  😆  E você ai, você gosta? Eu amo! É… a receita de hoje é com camarão.  Essa semana fez um calor de arrebentar coquinho, e eu fico super […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *