Experimentando sabores um prato de cada vez!

Bacalhoada

Bacalhoada

Dá pra acreditar que já estamos quase em abril, e que daqui 2 dias é páscoa?  😯 

E pra entrar no clima, não podiamos deixar de postar uma receita bem típica dessa data: Bacalhoada! Que é um dos pratos mais clássicos da culinária Portuguesa, mas é muito comum entre os brasileiros também.

O bacalhau é produzido há pelo menos 500 anos, desde a época das descobertas européias do Novo Mundo. Antes da refrigeração, havia a necessidade de preservar o bacalhau; secagem e salga são técnicas antigas para preservar nutrientes e o processo torna o bacalhau mais saboroso. Mais importante ainda, os peixes com baixo teor de óleos e gorduras permitem que ocorra o processo de secagem e preservação (diferente dos peixes com maior teor os óleos e as gorduras). Bacalhau tem níveis muito baixos de óleos, e a maioria está localizada nos intestinos. Fonte

Algumas dicas importantes

Para o desalgue do bacalhau, é importante que seja feito com antecedência, deixando de molho  em água fria por pelo menos 24 , trocando a água de 6 em 6 horas. Lembrando que o bacalhau deve ser deixado na geladeira durante esse processo de desalgue.  Mas se você esqueceu de desalgar o bacalhau com antecedência, existe um outro processo mais rápido que também funciona.

Você também pode levar o bacalhau ao fogo em uma panela com bastante água. E quando ela começar a ferver, acrescente entre 2 a 4 colheres de sopa de sal, variando conforme a quantidade de bacalhau. Assim que a água voltar a ferver, escorra a água, e escalde o bacalhau em água corrente e fria e torne a levar ao fogo com bastante água fria, agora sem sal, para dar uma nova fervura, em seguida coloque novamente em água corrente e fria. Espere esfriar, experimente o bacalhau, e se achar necessário repita o processo de fervura pela terceira vez.  Esse processo funciona, eu mesma já testei! 

Para o preparo do ovo cozido, basta colocar o ovo (s) em uma panela e cobrir com água fria. Leve ao fogo alto, e quando a água ferver, desligue o fogo, tampe a panela e espere 15 minutos. Coloque o ovo em água corrente gelada, e descasque. O ovo vai sair perfeitamente cozido com a gema amarelinha. 

 

Bacalhoada
Serves 6
Print
INGREDIENTES
  1. 700 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado
  2. 500 gramas de batata, descascada e cortada em rodelas
  3. 1 cebola média, picada (e alguns pedaços em fatias para decorar)
  4. 1/2 pimentão vermelho, picado (e alguns pedaços em fatias para decorar)
  5. 1/2 pimentão laranja, picado (e alguns pedaços em fatias para decorar)
  6. 1/2 pimentão amarelo, picado (e alguns pedaços em fatias para decorar)
  7. 2 dentes de alho em rodelas, finas
  8. 2 tomates, picados
  9. suco de meio limão
  10. 2 ovos cozidos, cortado em 4
  11. Azeitonas pretas a gosto
  12. Salsinha e cebolinha a gosto
  13. Azeite de oliva extra virgem a gosto
  14. Pimenta preta moída a gosto.
PREPARO
  1. Deixe o bacalhau de molho (dentro da geladeira) de um dia para o outro, trocando a água gelada pelo menos três vezes. Afervente por 20 minutos, desfie e reserve.
  2. Em uma panela grande, coloque as batatas em rodelas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos com a panela tampada, ou até que estejam "al dente" e reserve.
  3. Em uma panela grande, doure o alho em uma colher de azeite, junte os pimentões, tomate e a cebola, por cerca de 5 minutos. Junte o bacalhau desfiado e misture o suco de limão. Tempere com pimenta preta moída e sal (se necessário). Desligue o fogo e misture a salsinha e cebolinha.
  4. Em um refratário retangular grande faça camadas de batatas e o bacalhau.
  5. Por cima decore com as fatias de pimentões e cebola, e o ovo cozido. Distribua as azeitonas pretas, e polvilhe com mais salsinha.
  6. Regue, generosamente, o azeite de oliva e leve ao forno médio preaquecido (350F | 180C) por cerca de 30 minutos hora ou até que os ingredientes estejam "al dente". Sirva em seguida.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Lembrando que se sobrar bacalhau pro dia seguinte, vale a pena transformá-lo em bolinho de bacalhau, veja a receita aqui

Keep cooking e até a próxima! 


Related Posts

Caprese Avocado Toast

Caprese Avocado Toast

Ele é cremoso, concentrado, rico em fibras, potássio, vitaminas B6 e E, sem precisar falar que ele é uma gostosura só. To falando do avocado, muito comum por aqui e bate carteirinha aqui na dieta da minha família.  Mas é avocado ou é abacate? Apesar […]

Quiche Lorraine

Quiche Lorraine

Quem ai é fã quiche levanta mão! Carregado de ovos, queijo, creme e um pouco de bacon e presunto. Perfeito para o brunch acompanhado de uma boa mimosa,  ou como acompanhamento para uma refeição simples mas de impressionar, fácil e deliciosa! Quiche pode ser servido […]