Experimentando sabores um prato de cada vez!

Torta de Mirtilo

Torta de Mirtilo

 A gente realmente não precisa de um motivo para fazer uma torta deliciosa, mas, no caso de você querer, pensamos em celebrar o Pi(π)Day – 14 de março ou 3.14 – fazendo uma Pie, ou torta porque afinal é um motivo tão bom quanto qualquer outro.

“A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. Larry Shaw, considerado por muitos o “Príncipe do Pi”, foi o fundador desta data comemorativa.(…) No dia do Pi, os fãs da matemática e das ciências exatas ainda celebram o aniversário de Albert Einstein (14 de março de 1879), um dos maiores físicos de todos os tempos.” Fonte

Um trocadilho com as duas palavras Pi & Pie, hoje é o dia que muitos escolhem celebrar com comendo um pedaço de torta, ou pie. A torta da vez é a torta de mirtilo. A massa é crocante, o recheio de creme e carregado de mirtilo, claro que ai você pode adaptar e colocar o que mais gostar. Uma delicia para comer puro ou acompanhado de uma bola de sorvete. Tenho certeza que vc vai amar tanto quanto eu!

A massa é fácil de preprar, não tem erro. E quero resaltar, que essa não é uma sobremesa muito doce, fica a dica caso queira ajustar a quantidade de açúcar para agradar seu paladar. Essa ai quase foi devorada por inteiro antes de conseguir tirar a foto  😆  

Torta de Mirtilo
Serves 6
Print
INGREDIENTES
  1. Mirtilo ou frutas de sua preferência
  2. 1 ovo batido para pincelar
  3. Açúcar grosso para polvilhar
MASSA
  1. 1-1 / 2 xícaras de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
  2. 3 xícaras de farinha de trigo
  3. 1 ovo inteiro
  4. 5 colheres de sopa de água gelada
  5. 1 colher de sopa de vinagre branco
  6. 1/2 colher de chá de sal
  7. 2 colheres de sopa de açúcar
CREME
  1. 1 ¾ de xícara de leite integral + 2 colheres de sopa
  2. 170 gramas de açúcar
  3. 3-4 gemas de ovo
  4. 50 gramas de maisena
  5. 1 colher de sopa de essência de baunilha
  6. 1 colher de sopa de manteiga sem sal
PREPARO
MASSA
  1. Em um processador de alimentos, adicione a farinha, o açúcar e sal, misture rapidamente. Com o processador ligado, vá adicionando aos poucos, a manteiga gelada cortada em cubos.
  2. Em seguida misture o vinagre, e a agua, uma colher por vez.
  3. Por último acrescente o ovo batido.
  4. Bata por mais alguns minutos até que os ingredientes incorporem bem.
  5. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada. Junte e alise a massa para formar uma bola. Divida em duas porções. Guarde em um ziploc (cada porção em um saco separado), e leve ao freezer por 15 minutos.
  6. Retire a massa do freezer, e em uma superfície lisa e enfarinhada abra a massa com a ajuda de um rolo, ate atingir a espessura desejada.
  7. Forre a base de uma forma e reserve no freezer enquanto você prepara o creme.
CREME
  1. Ferva 1 ¾ de xícara de leite .
  2. Em outro bowl, misture com 2 colheres de leite, gemas, e a baunilha. Em seguida misture o açúcar com a maisena até formar uma pasta.
  3. Pingue o leite fervido, bem devagar, sobre a mistura de gemas, mexendo o tempo todo com um foue. Quando cerca de metade do leite tiver sido adicionada, coloque toda a mistura de gemas na panela, em fogo médio. Mexendo sempre, cozinhe o creme de 2-5 minutos até que atinja uma consistência grossa.
  4. Retire o creme do fogo e acrescente a manteiga. Se desejá-lo mais liso, passe-o por uma peneira. Depois, coloque-o em uma tigela com tampa (cubra-o também com filme plástico para evitar que uma pele se forme por cima do creme).
  5. Leve-o à geladeira e consuma dentro de alguns dias.
MONTAGEM
  1. Com forma já coberta com a massa, coloque umas colheradas do creme no fundo da forma, depois coloque o mirtilo.
  2. Cubra a torta com o restante da massa, deixando sempre uns buracos na tampa para o vapor escapar. Pincele o com ovo batido, e polvilhe com açucar.
  3. Asse em forno preaquecido 375F | 190C de 35-40 minutos, ou até que esteja bem dourado.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Feliz dia do π pra vc! Até mais ver

 


Related Posts

Alfajor

Alfajor

A receita de hoje é docinha-docinha e vem lá da Argentina, o alfajor é considerado sobremesa ideal para acompanhar um cafezinho após as refeições. Esses biscoitinhos recheados, que fazem lembrar o nosso bem-casado brasileiro. Quem não gosta?  Ontem na aula foi dia de comida da America do Sul. Tivemos comida do […]

Torta de Avelã

Torta de Avelã

Castanhas, nozes, amendoim, avelã… Hoje é dia nacional das nozes, dia de celebrar um lanche saudável e nutritivo! Pra entrar no clima, vou mostrar um Torta de Avelã que aprendi no curso de confeitaria que fiz a um tempo atrás.    “As oleoginosas  são fontes […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *