Experimentando sabores um prato de cada vez!

Bobó de Camarão na Moranga

Bobó de Camarão na Moranga

Mais uma da série: receitas de fundo de embalagem! A de hoje veio direito de um pacote de coco ralado, isso mesmo.. Quem nunca recortou uma receita de fundo de embalagem pra tentar depois, que levante a mão  😆 

Tenho mais uma confissão a fazer.. Sou louca por camarão, e pode ser de qualquer jeito. Camarão grelhado, camarão no sushi, camarão com pasta, camarão de tudo que é jeito. Meu marido não pode comer muito, dai eu sempre aproveito quando estou sozinha para preparar um prato com camarão só pra mim.  

Esse final de semana eu preparei uma receita de Bobó de Camarão na Moranga. Ficou divinal! Acredita-se que tenha chegado ao Brasil com escravos africanos, mas foi na Bahia que a receita ganhou reconhecimento, sendo considerado um prato típico da região, e como vocês já devem saber, eu tenho um pézinho lá na Bahia.  A receita é super fácil de fazer e é de impressionar qualquer um.

Morando fora do Brasil nem sempre é fácil encontrar todos os produtos para uma receita típica brasileira como essa, então lá vai… o azeite de dendê eu comprei numa loja de produtos brasileiros, a mandioca eu compro sempre em um mercado mexicano (já vem descascada, cortada e congelada), e a abóbora eu usei a Kabocha Squash.

Bora lá aprender! 

Bobó de Camarão na Moranga
Serves 2
Print
INGREDIENTES
  1. 1 moranga média
  2. 25 gramas de coco ralado
  3. 250 ml de leite de coco
  4. 700 gramas de camarão limpo e sem casca
  5. 500 gramas de mandioca, cozida em água com sal e amassada (purê)
  6. 1 cebola pequena, picada
  7. 2 tomate, sem casca picados
  8. 1 colher de chá de extrato de tomate
  9. 2 colheres de sopa de coentro, picado
  10. 1/2 colher de sopa de azeite de oliva
  11. 1-2 colher de sopa de azeite de dendê
  12. Sal e pimenta preta moída a gosto
PREPARO
MORANGA
  1. Pré-aqueça o forno a 395F / 200C
  2. Corte a tampa da moranga e limpe por dentro retirando as sementes. Regue por dentro com azeite, tempere com uma pitada de sal e pimenta preta. Envolva a moranga em papel alumínio, e asse por 45 minutos.
BOBÓ
  1. Numa panela grande doure a cebola, depois junte o tomate e o camarão. Tempere com sal e pimenta e o coentro. Deixe cozinhar por 5 minutos.
  2. Retire os camarões e reserve.
  3. Acrescente o purê de mandioca, o extrato de tomate, o leite de coco e o coco ralado. Misture bem e cozinhe até ferver.
  4. Volte com os camarões e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Ajuste o sal, se necessário.
  5. Cobra o fundo da moranga com requeijão e recheio com o bobó.
  6. Sirva em seguida.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/

Related Posts

Feijoada

Feijoada

Foi no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, que D. Pedro I declarou que a colônia que governava era agora um país oficialmente separado de Portugal. Hoje é dia de celebrar a independência do Brasil! Pra comemorar esse dia, queria mostar uma […]

Caldo Verde

Caldo Verde

Já estamos no finalzinho do mês de março, e aqui nos Estaites, já é oficialmente primavera. Mas tá com cara de outono, com muita chuva, céu cinza e tempo frio. E o que melhor pra combater uma noite fria do que uma sopinha?  O clima […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *