Shepherd’s pie como é conhecido por aqui, ou traduzindo por portugues ao pé da letra, torta do pastor.
Basicamente é uma caçarola com uma camada de carne e legumes cozidos, coberto com purê de batatas e levado ao forno para gratinar. Muito parecido com nosso escondidinho, né?
Originalmente vinda da Inglaterra pros Estados Unidos, e é tradicionalmente feito com purê de batatas e carne de cordeiro ou carneiro moída.Depois da chegada aqui nos Estados Unidos, o recheio foi substituido por carne bovina, desfiada ou moída. Outra variação muito comum é a trocar das batatas brancas por batata doce, que aqui tem uma cor laranja forte.
Resolvi fazer com batata doce pois além dela ser mais nutritiva, rica em fibras, da maior saciedade do que a batata branca e tem um delicioso sabor adocicado. Ela é também rica em beta-caroteno (antioxidante que dá essa cor alaranjada), que é muito eficaz para elevar os níveis sanguíneos de vitamina A. Win-win!
Fora tudo isso, é uma receita bem prática. Ela é práticamente um jantar completo. Se ainda assim você quiser complementar, basta preparar uma saladinha de folhas simples, e pronto. Dá também pra fazer com antecedência e congelar, para aqueles dias corridos, sabe como é… É só tirar do congelador e ir direito pro forno!
- 1 kg de batata doce (usei da laranja)
- 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 gema
- Pitada de noz moscada ralada. Sal a gosto
- 1 kg de carne moída (usei 700 gramas de carne bovina, 300 gramas de carne de carneiro)
- 1 colher de sopa e azeite
- 2 dentes de alho amassado
- 1 xícara de chá de cebola picada em cubinhos
- 1/2 xícara de chá de cenoura picada em em cubinhos
- 1/2 xícara de chá de milho verde
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 1 ramo de tomilho
- 1 ramos de alecrim
- 1 folha de louro
- Salsinha picada a gosto
- Pitada de noz moscada ralada
- Sal a gosto
- Descasque as batatas e corte em cubos grandes. Coloque em uma panela média e cubra com água fria, cozinhe em fogo alto, tampe a panela e leve a ferver. Uma vez que ferva, descubra, diminua o fogo para manter a ferver e cozinhe até ficar macio e facilmente esmagado com garfo, aproximadamente 10 a 15 minutos. Drene a água das as batatas, e depois volte-as para a panela. Amasse as batatas e depois adicione creme de leite fresco, manteiga, a gema, sal e pimenta, a noz moscada e continue mexendo o purê até ficar homogêneo. Reserve.
- Aqueça uma caçarola com o azeite e frite os legumes (alho, cebola, cenoura). Junte a carne e refogue incorporando bem os legumes.
- Acrescente o extrato de tomate, as ervas e misture bem. Tempere com o molho inglês.
- Deixe o molho apurar, sem que fique muito seco. Se secar demais, coloque um pouco de água. Salpique a salsinha picada.
- Monte a torta colocando a carne em um refratário que possa ir ao forno. No fundo coloque o recheio e por cima o purê. Leve ao forno alto por 20 minutos até que doure. Sirva imediatamente.