Experimentando sabores um prato de cada vez!

Torta do pastor | Shepherd’s Pie

Torta do pastor | Shepherd’s Pie

Shepherd’s pie como é conhecido por aqui, ou traduzindo por portugues ao pé da letra, torta do pastor.

Basicamente é uma caçarola com uma camada de carne e legumes cozidos, coberto com purê de batatas e  levado ao forno para gratinar. Muito parecido com nosso escondidinho, né?

Originalmente vinda da Inglaterra pros Estados Unidos, e é tradicionalmente feito com purê de batatas e carne de cordeiro ou carneiro moída.Depois da chegada aqui nos Estados Unidos, o recheio foi substituido por carne bovina, desfiada ou moída. Outra variação muito comum é a trocar  das batatas brancas por batata doce, que aqui tem uma cor laranja forte.

Resolvi fazer com batata doce pois além dela ser mais nutritiva, rica em fibras, da maior saciedade do que a batata branca e tem um delicioso sabor adocicado. Ela é também rica em beta-caroteno (antioxidante que dá essa cor alaranjada), que é muito eficaz para elevar os níveis sanguíneos de vitamina A.  Win-win!

Fora tudo isso, é uma receita bem prática. Ela é práticamente um jantar completo. Se ainda assim você quiser complementar, basta preparar uma saladinha de folhas simples, e pronto.  Dá também pra fazer com antecedência e congelar, para aqueles dias corridos, sabe como é… É só tirar do congelador e ir direito pro forno!

Torta do Pastor | Shepherd's Pie
Serves 5
Print
INGREDIENTES
PURE
  1. 1 kg de batata doce (usei da laranja)
  2. 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
  3. 2 colheres de sopa de manteiga
  4. 1 gema
  5. Pitada de noz moscada ralada. Sal a gosto
RECHEIO
  1. 1 kg de carne moída (usei 700 gramas de carne bovina, 300 gramas de carne de carneiro)
  2. 1 colher de sopa e azeite
  3. 2 dentes de alho amassado
  4. 1 xícara de chá de cebola picada em cubinhos
  5. 1/2 xícara de chá de cenoura picada em em cubinhos
  6. 1/2 xícara de chá de milho verde
  7. 1 colher de sopa de extrato de tomate
  8. 2 colheres de sopa de molho inglês
  9. 1 ramo de tomilho
  10. 1 ramos de alecrim
  11. 1 folha de louro
  12. Salsinha picada a gosto
  13. Pitada de noz moscada ralada
  14. Sal a gosto
PREPARO
PURE
  1. Descasque as batatas e corte em cubos grandes. Coloque em uma panela média e cubra com água fria, cozinhe em fogo alto, tampe a panela e leve a ferver. Uma vez que ferva, descubra, diminua o fogo para manter a ferver e cozinhe até ficar macio e facilmente esmagado com garfo, aproximadamente 10 a 15 minutos. Drene a água das as batatas, e depois volte-as para a panela. Amasse as batatas e depois adicione creme de leite fresco, manteiga, a gema, sal e pimenta, a noz moscada e continue mexendo o purê até ficar homogêneo. Reserve.
RECHEIO
  1. Aqueça uma caçarola com o azeite e frite os legumes (alho, cebola, cenoura). Junte a carne e refogue incorporando bem os legumes.
  2. Acrescente o extrato de tomate, as ervas e misture bem. Tempere com o molho inglês.
  3. Deixe o molho apurar, sem que fique muito seco. Se secar demais, coloque um pouco de água. Salpique a salsinha picada.
MONTAGEM
  1. Monte a torta colocando a carne em um refratário que possa ir ao forno. No fundo coloque o recheio e por cima o purê. Leve ao forno alto por 20 minutos até que doure. Sirva imediatamente.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Até a próxima! Keep cooking


Related Posts

Abóbora Recheada

Abóbora Recheada

Hoje a receita é da nossa querida amiga Mari. Não é a primeira vez que ela aparece por aqui. Ela já contribui com a receita do Pavê de Doce de Leite e do Pão de Couve.  Ambas são deliciosas e esta de hoje não será […]

Carne Cozida ao Molho com Legumes

Carne Cozida ao Molho com Legumes

Sabe aqueles dias que você não tem muito tempo, mas ao mesmo tempo quer algo gostoso e suculento? Então, esta receita é para você. Tinha uma carne para cozinhar na geladeira – aqui eles chamam de beef stew – ai no Brasil você pode usar […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *