Experimentando sabores um prato de cada vez!

Biscoito de Coco e Polvilho

Biscoito de Coco e Polvilho
Boa parte da minha familia no Brasil é mineira, e todo ano quando vou para lá, tem uma parada obrigatória na casa das tias em Serrania. Uma cidade tranquila e pacata, como uma boa cidade do interior mineiro. Como de costume, sempre quando vou pra lá, minhas tias capricham no banquete e guloseimas – é aquela fase que como de tudo e saio fora da dieta!

As “quitandas” como eles chamam lá em Minas, são aqueles delicados quitutes que costumam servir nos cafés maravilhosos que nos fisgam pelos olhos e estômago.

A receita que vou passar pra vocês é original  de uma sobrinha do meu vô que faz várias delícias, portanto uma receita de família. É o Biscoitinho de Coco com Polvilho. Ele dissolve na boca e tem um gosto inegualável. E olha que demais, é glúten free.
 
Você sabia que o polvilho, também chamado de fécula de mandioca, carimã ou goma, é o amido da mandioca?
O polvilho azedo é um tipo modificado por processo de fermentação e secagem solar, apresentando características bem diversas do polvilho doce. Ele é utilizado para diversos fins culinários, como o preparo da massa para o nosso famoso pão de queijo, bolinho típico de Minas Gerais. A principal produtora é a cidade de Conceição dos Ouros, sul de Minas Gerais. Fonte
 
Se fosse você não perderia seu tempo e a oportunidade de experimentar esta iguaria mineira.
Biscoito de Coco e Polvilho
Print
Ingredients
  1. 1 kg de polvinho azedo
  2. 1/2 kg de açúcar refinado
  3. 300g de manteiga derretida
  4. 1 coco ralado (300g)
  5. 1 pitada de sal
  6. 1 ou 2 ovos
Instructions
  1. Coe numa peneira o polvilho. O que restar na peneira esfregue com o auxilio das mãos até dissolver os grãozinhos.
  2. Numa outro bowl junte a manteiga derretida, o açúcar, 1 ovo inteiro, o coco ralado e o sal. Misture até ficar homogêneo. Se o ovo for muito pequeno, coloque dois.
  3. Depois misture com o polvilho e sove bastante até formar uma massa lisa que não gruda nas mãos.
  4. Abra um rolinho nas mãos e junte as pontas para formar um circulo.
  5. Se a massa estiver muito dura, unte as mãos com manteiga.
  6. Coloque-as para assar em 180 graus por 20 minutos mais ou menos. Vá olhando e o ponto é quando soltar do fundo. Não deixe ficar marrom, pois passa e não fica boa.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/