Experimentando sabores um prato de cada vez!

Bolo Madeira Clássico

Bolo Madeira Clássico

Pra tem tem Netflix, gosta de cozinhar e curte um programa de competição culinária, eu super recomento o show  The Great British Bake Off (site em inglês). 

Composto de duas apresentadoras comediantes e dois Chefs renomados julgando os pratos. O que mais me deixou viciada nesse show é que eles mostram receitas clássicas, na maior parte, européias. Mostram também produtos de confeitaria e receitas que nunca tinha ouvido falar – como este clássico Bolo da Madeira.

A receita é de autoria de Mary Berry, e segundo ela, esse é um bolo simples texturizado que é característico por uma rachadura em na parte de cima. Levemente aromatizado com limão e coberto com fatias de limão cristalizadas.

Eu fiquei tentada em fazer as fastias de limão cristalizadas, mas na hora H mudei de idéia, deixei de fora… mas acrescentei umas lascas de amendôas na massa do bolo para adiconar uma crocância maior.

Este clássico inglês é a sobremesa mais fácil de fazer e com um resultado surpreendente! Esse aqui ganho um lugarzinho especial no meu caderninho de receitas, vai bater carteirinha aqui em casa, com certeza! <3

Bolo Madeira de Limão
Serves 10
Print
INGREDIENTES
Para a casca de limão cristalizada
  1. 1 limão siciliano, não encerado e lavado
  2. 200g de açúcar granulado
  3. 100 g de açúcar refinado
Para o bolo
  1. 100g de manteiga derretida
  2. 175 g de açúcar refinado
  3. 225g de farinha de trigo
  4. 2 ½ colheres de chá de fermento em pó
  5. 50g de amêndoas moídas
  6. 4 ovos grandes
  7. Raspas de 1 limão siciliano grande (não encerado e lavado)
PREPARO
  1. Para a casca de limão cristalizada: corte o limão em 8 fatias, depois corte a polpa, deixando uma espessura de 5 mm de casca e miolo. Corte cada fatia em 4 tiras. Despeje 300 ml de água em uma panela pequena, adicione o açúcar granulado e aqueça, mexendo até que o açúcar se dissolva. Adicione as raspas de limão e deixe cozinhar por 30-45 minutos, até que a casca de limão esteja macia e translúcida. Escorra em uma peneira de metal e deixe esfriar. Espalhe a casca em uma assadeira forrada com tapete de silicone, ou papel manteiga e polvilhe com açúcar refinado. Coloque no forno na temperatura mais baixa (aproximadamente 100°C | 200°F) por 1 hora até secar.
  2. Para o bolo: pré-aqueça o forno a 170°C | 325°F . Unte uma assadeira de bolo redonda funda de 18 cm (7 polegadas) e forre a base e os lados com papel manteiga.
  3. Coloque a manteiga, o açúcar, a farinha, as amêndoas moídas, o fermento, os ovos e as raspas de limão em uma tigela grande. Usando uma batedeira, bata por 1 minuto para misturar bem.
  4. Asse por 1 hora, ou até que o palito saia limpo. Deixe assadeira por 15 minutos para esfriar antes de desenformar, dai coloque em uma rack para esfriar completamente.
  5. Decore com as casca de limão cristalizadas.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Bom restinho de semana, a gente volta na sexta com receita nova. Até lá! 


Related Posts

Bolo de Banana com Nozes do Starbucks

Bolo de Banana com Nozes do Starbucks

Para quem me conhece um pouco, sabe que amo fazer bolos. Aqui em casa é regra: toda semana tem bolo fresquinho para acompanhar meus cafés (que minha nutricionista não leia isso :)). Entretanto, na maioria das vezes adiciono fruta aos bolos.  Gosto do sabor adicionado e também […]

Bolo de Cenoura sem Glúten

Bolo de Cenoura sem Glúten

Este é um dos clássicos da culinária brasileira. Sim, aquele velho e bom bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Desta vez numa versão saudável, sem glúten!!! Fui substituindo as farinhas e cheguei nesta receita perfeita, que foi elogiada por todos! Aproveitando esta receita, hoje […]