Experimentando sabores um prato de cada vez!

Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho

Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho

A receita de hoje virou uma das queridinhas aqui de casa: Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho. Fico com água na boca só de lembrar!  :-D. Aprendi essa receita, lá da casa da minha irmã nas férias que passei por lá.

É um acompanhamento prático e delicioso e que ajuda completar qualquer refeição. Afinal, não tem ingrediente na cozinha que seja mais versátil, um verdadeiro curinga.  Vai bem com tudo e dá para preparar de várias formas, né mesmo?

Por aqui a gente encontra vários tipos de batatas no mercado. Mas pra essa receita é melhor usar a batata Yukon Gold, ou batata inglesa. Você pode fazê-las com casca ou sem. O alecrim pode ser fresco ou desidratado, a dica é esfregá-los entre as palmas das mãos para liberar o aroma das folhas. O alho é a vontade! E se você gosta de alho tanto quanto eu, quanto mais melhor. Deixe a casca, tire a pontinha mais dura, e com o lado de uma faca larga, amasse-os. Eles ficam levemente adocicado quando assado, uma delícia. Se já não bastasse tudo isso, ainda tem toque a mais que é salpicar tudo com parmesão. 

Acho que eu já “falei” demais.. Sem mais delongas, vamos a receita.

Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho
Serves 6
Print
Total Time
30 min
Total Time
30 min
Ingredientes
  1. 1 kg de batatas, lavadas.
  2. 2 colheres (sopa) de azeite
  3. 1 colher (chá) de sal
  4. 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
  5. 1/2 colher (chá) de alecrim desidratado
  6. 4-6 dentes de alho, com casca e amassados
  7. Queijo parmesão para polvilhar.
Preparo
  1. Coloque as batatas para cozinhar em água (cerca de 10-15min) ou até que as batatas estejam levemente macias, mais não completamente cozidas. Esse processo é só pra acelerar o tempo de gratinar. Enquanto isso, preaqueça o forno em temperatura alta (250ºC).
  2. Corte as batatas em quadro, e ajeite em uma assadeira, deixe-as espalhadas em uma camada só. Espalhe o alho. Regue-as com o azeite e polvilhe-as com sal, pimenta preta e alecrim. Misture para que fique tudo bem temperado. Polvilhe com queijo parmesão
  3. Ponha a assadeira no forno preaquecido e asse as batatas por 20 minutos, mexendo de vez em quando para que assem por igual. Sirva imediatamente!
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Se fizer me conta?!

Keep cooking!


Related Posts

Purê de Couve-Flor

Purê de Couve-Flor

O purê de couve-flor é uma excelente opção low carb para substituir o tradicional purê de batatas. Muito usado em dietas de emagrecimento, pois contém poucas calorias e é rica em fibras, o que ajuda a manter a forma e dar mais saciedade. Para escolher […]

Camarão Saganaki, delícia que vem lá da Grécia

Camarão Saganaki, delícia que vem lá da Grécia

Se você está aí pensando que essa é uma receita japonesa de camarão, você está muito enganada. Hoje a receita vem lá da Grécia, servido em qualquer fish tavern à beira mar. Por ser uma receita bem típica, aqui vai uma versão mais americanizada, já que encontrar os […]