Experimentando sabores um prato de cada vez!

Feijoada

Feijoada

Foi no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, que D. Pedro I declarou que a colônia que governava era agora um país oficialmente separado de Portugal. Hoje é dia de celebrar a independência do Brasil!

Pra comemorar esse dia, queria mostar uma receita bem brasileira. Quando eu penso em comida brasileira, eu penso logo numa feijoada. E é essa receita que eu decidi vou mostar hoje aqui no blog. E ai sempre vem a curiosidade de saber como as comidas foram inventadas, por quem e onde.. Então, vamos aprender um pouco sobre a história dessa iguaria. 

A história da feijoada

Os grãos, como feijão branco e lentilhas, eram  largamente consumido pelo velho mundo. Foi só com a descoberta das Américas, que foi conhecido o feijão preto,  cujo grão era chamado de Comaná ou Cumaná (nome dado pelos guaranis, o feijão preto era um alimento comum entre as Américas Central e do Sul). Porém palavra feijão, veio de Portugal, escrito pela primeira vez no século XIII, ou seja, trezentos anos antes do descobrimento do Brasil (…)

Um outro mito que é preciso desmentir é que eram dados “restos” de carne aos escravos. Nos períodos escravagista toda a alimentação no Brasil era escassa, tanto para os escravos quanto para seus senhores, sendo assim a alimentação de ambos era quase que semelhante.

Há registros históricos que desde o Império Romano se preparava  uma mistura de feijão com vários tipos de carne, com os ingredientes variando de uma região para a outra.  Mas foi somente no Brasil que veio a se utilizar o feijão preto, já que o ingrediente foi “descoberto” nas Américas. Agora a feijoada como a conhecemos hoje, tem origem num antigo restaurante carioca, mas suas heranças permanecem até hoje. (Fonte)

Morando fora do Brasil, muitas vezes é difícil encontrar os ingredientes típicos de uma feijoada bem brasileira. Eu levei um tempo para encontrar e  me adapatar aos ingredientes daqui. Mas hoje tenho confiança em dizer que a minha feijoada é campeã. 

Feijoada
Serves 8
Print
Ingredientes
  1. 500 g de feijão-preto
  2. 200 g de carne-seca dessalgada (usei Corned Beef Brisket)
  3. 200 g de paio, cortado em cubos grandes
  4. 200 g de linguiça calabresa, cortado em em rodelas grossas
  5. 200 g de linguiça portuguesa, fervida e cortada em rodelas grossas
  6. 150 g de bacon, cortado em cubos grandes
  7. 1 cebola grande picada
  8. 3 dente de alho picado
  9. 3 folhas de louro
  10. 4 colheres (sopa) de cheiro verde picado
  11. 1 pitada de colorau
  12. 1 pitada de cominho em pó
  13. sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
  1. Numa peneira, lave o feijão e transfira para uma tigela. Acrescente bastante água e deixe de molho por aproximadamente 12 horas, trocando a água pelo menos uma vez.
  2. Corte o Corned Beef brisket em pedaços, retire e descarte o excesso de gorduras, e coloque num recipiente. Cozinhe em panela de pressão por 30 min (conte o tempo depois que a panela pegar a pressão). Reserve.
  3. Escorra a água do feijão e coloque-os numa panela de pressão. Cubra os feijões com bastante água e leve ao fogo alto por 25 minutos. Reserve.
  4. Em uma panela grande, frite o bacon por 5 min, e em seguida adicione o alho e a cebola. Doure por 2 minutos. Adicione em seguida o paio e as linguiças cortadas, doure por 5 minutos.
  5. Misture o feijão com a água do cozimento, e todos temperos. Mexa bem.
  6. Deixe as carnes cozinharem com o feijão em fogo baixo, até que esteja tudo macio, bem cozido e o caldo do feijão encorpado. Ajuste o tempero se necessário.
  7. Sirva com arroz branco, couve refogada, farofa, vinagrete e um bom molhinho de pimenta.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Bom feriado pra você ai no Brasil! Keep cooking!  😉 


Related Posts

Purê de Couve-Flor

Purê de Couve-Flor

O purê de couve-flor é uma excelente opção low carb para substituir o tradicional purê de batatas. Muito usado em dietas de emagrecimento, pois contém poucas calorias e é rica em fibras, o que ajuda a manter a forma e dar mais saciedade. Para escolher […]

Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho

Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho

A receita de hoje virou uma das queridinhas aqui de casa: Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho. Fico com água na boca só de lembrar!  :-D. Aprendi essa receita, lá da casa da minha irmã nas férias que passei por lá. É um acompanhamento prático […]