Experimentando sabores um prato de cada vez!

Muffin de Blueberry

Muffin de Blueberry

Olá amigos!

Hoje vou fazer uma receita clássica de bolinho muito comum aqui dos Eua, fácil de achar nos cafés e supermercados para vender. Sorte a nossa, pois é uma delícia!

O blueberry, ou mirtilo em português, tem uma coloração azul-roxeada, o que o torna rico em antioxidantes. Portanto, o mirtilo é uma ótima opção para tratamentos alternativos e prevenção de condições associadas à inflamação, problemas com o colesterol, excesso de açúcar no sangue, aumento do estresse oxidativo, doenças cardiovasculares (DCV), câncer, diabetes, demência, entre outras doenças relacionadas à idade. Ou seja, ele é riquíssimo para nossa saúde.

E você sabe qual a diferença de muffin e cupcake/bolo?

Há quem acredite que a única diferença entre cupcake e muffin está no fato de que o primeiro possui cobertura, e o segundo, não. Mas os doces têm características particulares, que os tornam muito distintos um do outro. Em comum mesmo, só a farinha de trigo, o leite e os ovos, ingredientes básicos para a confecção de qualquer bolo.

No muffin, por exemplo, a massa é feita com os próprios ingredientes: não há, portanto, separação entre o que é massa e o que é recheio (na verdade, uma parte da massa mais amolecida). Já no cupcake, o recheio normalmente é acrescentado após o bolo ficar pronto. A principal diferença está justamente no preparo. O cupcake, por ser uma versão menor do bolo tradicional, leva mais fermento e, por isso, é mais leve. Além disso, o bolinho americano tem textura mais fofa e mais úmida. O muffin também pode ser feito com massa de bolo, mas com menos açúcar. Fonte: divirtasemais.com

Vamos tentar fazer esta delícia para o café da tarde?

Muffin de Blueberry
Print
Ingredientes
  1. 1/2 xícara (8 colheres de sopa) de manteiga, à temperatura ambiente
  2. 1 xícara de açúcar
  3. 2 ovos grandes
  4. 2 colheres de chá de fermento em pó
  5. 1/2 colher de chá de sal
  6. 1 colher de chá de extrato de baunilha
  7. 2 xícaras de farinha de trigo
  8. 1/2 xícara de leite
  9. 2 1/2 xícaras de mirtilos, frescos preferidos
  10. 1/4 de xícara de açúcar, para cobertura
Modo de Preparo
  1. Pré-aqueça o forno a 375 ° F ou 180° C . Unte levemente uma forma padrão de muffin de 12 taças; ou forre a forma com papéis e os unte.
  2. Em uma tigela de tamanho médio, bata a manteiga e o açúcar até ficarem bem misturados.
  3. Adicione os ovos um de cada vez, raspando os lados e o fundo da tigela e batendo bem após cada adição.
  4. Bata o fermento, o sal e a baunilha.
  5. Adicione a farinha alternadamente com o leite, batendo suavemente apenas para combinar. Raspe o fundo e as laterais da tigela.
  6. Amasse 1/2 xícara de mirtilos. Adicione as frutas amassadas e inteiras à massa, mexendo apenas para combinar e distribuir.
  7. Distribua a massa em cada forminha até a metade.
  8. Polvilhe cerca de 1 colher de chá de açúcar granulado sobre cada muffin, se desejar.
  9. Asse os muffins por cerca de 30 minutos, até ficarem dourados por cima, ou faça o teste do palito.
  10. Retire os muffins do forno, solte as bordas da forma e, após cerca de 5 minutos, transfira-os para um rack para esfriar.
Notes
  1. Rendimento: 12 muffins.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/