Experimentando sabores um prato de cada vez!

Nhoque de Batata ao molho Pesto

Nhoque de Batata ao molho Pesto

Quem aí concorda que a comida Italiana é uma das mais saborosas? Eu, sendo neta de Italiana, cresci em uma casa onde comíamos muita pasta e massas. Eu amo de paixão, sou daquelas mesmo que tem cravings por pastas e afins. 

Desde que eu fiz minha primeira receita de nhoque caseiro, adotei a prática aqui em casa e de vez em sempre aos domingo rola um noque aqui na minha cozinha.. seja ele de batata branca, batata roxa, nhoque de ricota (que eu ja ensinei aqu no blog) não importa muito o importante é que ele seja bem macio e o molho acompanhante seja delícia. 

A receita de hoje eu aprendi no curso de culinária. Ela é bem tradicional com batata branca e molho pesto. Super fácil, a parte mais chatinha mesmo é dar a forma no nhoque, todo o resto do processo é bem tranquilo.

 

nhoque-molho-pesto

 

Essa receita é uma otima opção pra se ter no congelador: é só guardar os nhoques crus em um saquinho ziploc, e na hora de usar, é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal. Bom né? 

Nhoque de Batata com Molho Pesto
Serves 6
Print
Ingredientes
Nhoque
  1. 500 gramas de batata (tipo Russet) lavadas
  2. 1 1/4 de xícara de farinha de semolina peneirada
  3. 2 ovos, levemente batidos
  4. 1 colher de chá de sal
  5. + Sal para cozimento.
Molho Pesto
  1. 4 xícaras de folhas de manjericão, escaldadas rapidamente em água fervente e em seguida banhadas em água gelada.
  2. 1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem
  3. 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Preparo
Pesto
  1. Bata tudo no processador de alimentos até obter uma consistência bem homogênea. Reserve.
Nhoque
  1. Coloque as batatas em uma panela grande com água e sal. Deixe ferver em fogo alto.
  2. Diminua o fogo, e cozinhe as batatas até que estejam bem macias. Escorra e deixe esfriar.
  3. Descasque e amasse as batatas até obter um purê (usei um garfo).
  4. Transfira para um bowl grande e adicione a farinha, os ovos e o sal. Vá misturando até formar uma massa. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, e sove delicadamente para que os ingredientes incorporarem bem.
  5. Divida a massa em 6 porções. E enrole cada porção em forma de corda e corte pedacinhos de cerca de 2 cm. Se quiser, faça riscas em cada nhoque com a ajuda de um garfo. Repita o processo com as outras porções de massa.
  6. Coloque uma panela grande com água e sal para ferver, e vá cozinhando os nhoques em porções. Quando os nhoques subirem à superfície, retire com uma escumadeira, escorra bem a água e reserve em uma travessa grande.
  7. Cubra com o molho pesto, e se necessário, adicione 1/2 concha de água do cozimento do nhoque, ao molho pesto para obter uma consistência mais lisa.
  8. Sirva em seguida com parmesão ralado por cima.
Nota
  1. Essa receita pode congelar!
  2. Distribua os nhoques ainda crus numa assadeira e leve ao congelador. Assim que endurecer, transfira para um saco plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar, é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Happy cooking e ateé a próxima!


Related Posts

Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho

Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho

A receita de hoje virou uma das queridinhas aqui de casa: Batatas Gratinadas com Alecrim e Alho. Fico com água na boca só de lembrar!  :-D. Aprendi essa receita, lá da casa da minha irmã nas férias que passei por lá. É um acompanhamento prático […]

Camarão Saganaki, delícia que vem lá da Grécia

Camarão Saganaki, delícia que vem lá da Grécia

Se você está aí pensando que essa é uma receita japonesa de camarão, você está muito enganada. Hoje a receita vem lá da Grécia, servido em qualquer fish tavern à beira mar. Por ser uma receita bem típica, aqui vai uma versão mais americanizada, já que encontrar os […]



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *