Experimentando sabores um prato de cada vez!

Torta de Avelã

Torta de Avelã

Castanhas, nozes, amendoim, avelã… Hoje é dia nacional das nozes, dia de celebrar um lanche saudável e nutritivo! Pra entrar no clima, vou mostrar um Torta de Avelã que aprendi no curso de confeitaria que fiz a um tempo atrás. 

 

“As oleoginosas  são fontes de vitamina E, proteína, fibras minerais e lipídeos. Consumi-las pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. No lanche, ingerir 50g é o ideal.” Fonte

 

Essa Torta de Avelã saborosa é perfeita para ser servida quando se tem convidados. Além de deliciosa, ela impressiona!

Ela tem consistência de bolo, soó que um pouco mais densa. A parte “gorda” vem com o buttercream de chocolate, que é usado para rechear e cobrir o bolo. Como eu nunca tinha feito buttercream antes do zero, fiquei toda animada pra tentar. E embora seja gordíssimo… gente que delícia, nada comparado com essas de lata que vende no supermercado.

Eu vou colocar a receita do buttercream aqui em baixo, mas fica a vontade pra pular essa etapa. Como alternativa você pode fazer um ganache simples, e enfeitar com as avelãs moídas. 

Vamos lá?

Torta de Avelã
Serves 10
Print
Ingredientes
Bolo
  1. 6 ovos, temperatura ambiente
  2. 1 xícara de açúcar
  3. 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
  4. 1/2 xícara de cacau em pó
  5. 1/2 xícara de avelã bem picada
  6. 1/2 xícara de manteiga
Buttercream
  1. 1 1/3 xícara de açúcar
  2. 2/3 xícara de água
  3. 8 gemas de ovo
  4. 500 gramas de manteiga, temperatura ambiente
  5. 115 gramas de chocolate ao leite, derretido em banho-maria
  6. 1/2 xícara de açúcar
  7. 1/3 xícara de avelã, torrada no forno em 10 minutos em 350F / 180C
Preparo
Bolo
  1. Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar até engrossar e obter uma cor clara. Peneire a farinha com cacau em pó e misture os ovos, um terço de cada vez. Misture as avelãs e a manteiga e despeje a massa em uma panela de torta de 25 cm untada e enfarinhada. Asse no meio de um forno de 350F / 180C por 30-35 minutos, ou até que o bolo pareça firme quando levemente tocado no centro. Passe uma faca nas bordas, desenforme e deixe em um rack para esfriar. Quando o bolo esfriar, corte em 2 ou 3 camadas e reserve.
Buttercream
  1. Ferva o açúcar e a água até formar uma bolinhas macias (ou até atingir 238F / 145F em um termômetro de doces)
  2. Enquanto a calda estiver fervendo, bata as gemas em uma batedeira. Aos poucos, adicione o xarope em um fluxo fino e continue a bater até que a mistura tenha esfriado.
  3. Aos poucos, adicione a manteiga, 1-2 colheres de sopa por vez e bata até engrossar.
  4. Misture o chocolate derretido e leve à geladeira enquanto prepara um praline para adicionar ao buttercream.
  5. Em uma panela pequena, aqueça a 1/2 xícara açúcar em fogo médio até que ele caramelize e fique dourado. Cuidado para não queimar. Despeje em uma assadeira untada e deixe esfriar até endurecer. Quebre em pequenos pedaços e moa com as avelãs torradas até formar um pó fino. Misture o pó no buttercream, batendo bem. Refrigere a cobertura para espalhar a consistência.
  6. Recheia as camadas do bolo com o buttercream e espalhe-o nas laterais e no topo do bolo, ou ganache simples, alisando com uma espátula. Decore com algumas avelãs torradas.
Frigideiras Mágicas http://frigideirasmagicas.com/
Boa semana pra você e até a próxima!


Related Posts

Bolo de Banana com Nozes do Starbucks

Bolo de Banana com Nozes do Starbucks

Para quem me conhece um pouco, sabe que amo fazer bolos. Aqui em casa é regra: toda semana tem bolo fresquinho para acompanhar meus cafés (que minha nutricionista não leia isso :)). Entretanto, na maioria das vezes adiciono fruta aos bolos.  Gosto do sabor adicionado e também […]

Bolo de Iogurte

Bolo de Iogurte

Visita surpresa!! E agora? Sabe quando uma amiga liga falando que vem te visitar, mas você não tem nada para servir em casa e não está com a mínima vontade de correr no supermercado para comprar algo pronto, gostoso e caseiro para servir? Bom, isto […]